This is America: como abordar no Enem e vestibulares?

“Isso é América” (This is America) é a música que está dando o que falar nas últimas semanas em todas as redes sociais e jornais. A música possui uma letra impactante, mas o clipe mostrou muito além do que é os Estados Unidos da América para a população negra. Donald Grover é ator e roteirista, conhecido por produções marcantes na indústria fonográfica e do cinema. This is America faz parte de seu novo projeto musical chamado Childish Gambino.

O clipe começa com uma leveza e com a presença de um senhor negro tocando violão, além das vozes ao fundo contando que “nós só queremos festejar”. Gambino se apresenta sem camisa e mexendo o corpo de uma forma que chamou a atenção de críticos e do público. Seus movimentos são agressivos e leves e passam uma certa agonia, que representa o sentimento vivido dia após dia pela população negra.

Após uma breve dança, o protagonista se posiciona próximo ao senhor, que se encontra sentado tocando violão e que nesse momento já está com um saco de pano em sua cabeça. Após sacar a arma de forma suave e posicioná-la na cabeça do senhor, ele dispara. Nesse momento, a música muda de ritmo – das vozes de um coral para uma só voz com um ritmo estilo rap.

This is America – Isso é América
Don’t catch you slippin’ up – Não seja pego escorregando
Don’t catch you slippin’ up – Não seja pego escorregando
Look what I’m whippin’ up – Olhe o que eu estou agitando

As frases citadas acima refletem a realidade do jovem negro nas ruas dos Estados Unidos. Ser pego escorregando ou “vacilando” tem como resultado a punição injusta no país comandado por Donald Trump. A transição do início do clipe para o início do refrão da música nos marca com espanto, não marca? O plot twist representa como lidamos com relação às mortes de negros no país (e no mundo). Por que a cena de uma execução foi mostrada no início do clipe? A resposta é simples: porque é a realidade. É isso que o clipe quer mostrar, a realidade enxergada pelo cantor.

O protagonista sempre está acompanhado de jovens caracterizados como estudantes enquanto o refrão toca. Os estudantes demonstram uma alegria constante, presente nos jovens negros que frequentam suas escolas e planejam um futuro melhor para si mesmos, enquanto dançam suas coreografias marcadas por movimentos que exigem muita expressão corporal.

É importante prestar atenção em tudo o que acontece em segundo plano durante todo o clipe, pois é possível identificar cada vez mais o retrato do que realmente acontece no sub-mundo da violência. Corpos são arrastados, pessoas fogem, entre outras situações. Todos negros.

Grandma told me – Minha vó me disse
Get your money, black man (black man) – Tenha seu dinheiro (homem negro)

O mesmo coral que canta no início da música aparece em um segundo momento. Eles cantam as frases citadas acima. Ter o seu dinheiro é o aconselhamento de uma avó para um homem negro que cresce em meio a uma realidade em que ter seu dinheiro é difícil e muito suado. Ter seu dinheiro é por meio de persistência e muita luta. O protagonista dança alegremente ao som do coral integrado por homens e mulheres negros, após receber uma metralhadora e executar todos ali presentes. Temos então outro plot twist. Outro choque. Veja o clipe completo:

Como usar o assunto do clipe no Enem ou em vestibulares?

O racismo está presente nos Estados Unidos da América, na América do Sul, na América Central e em todo o mundo. O racismo tem chances de ser inserido em provas de vestibulares que acontecerão pelo Brasil em 2018. Exponha sua visão pensando sempre se sua opinião está ferindo ou não os Direitos Humanos. O clipe pode e deve ser citado como um marco para a cultura dos espetáculo que produz clipes caros, onde o dinheiro e a elite estão, na maioria das vezes, em evidência. Onde a realidade não é mostrada, já que o consumo de qualquer tipo de fantasia vende mais (ou qualquer coisa que possa remeter à distância do que é vivido na realidade nua e crua). Contraponha essa visão generalizada, acrescente o que você mudaria, discuta com seus amigos e família. Faça análises como essa que fizemos aqui nesse post. Para você, qual é a importância desse clipe e dessa música? Conte pra gente nas nossas redes sociais:

Facebook | Twitter | Instagram | YouTube 

Bons estudos! 😉

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp