Redação ENEM 2018: Declaração Universal dos Direitos Humanos

O respeito aos Direitos Humanos é imprescindível para o desenvolvimento do tema proposto no texto argumentativo-dissertativo da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Tendo em vista essa importância, vamos falar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que apresentam os Direitos Humanos básicos e que foi admitida pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 1948.

O conceito dos Direitos Humanos

Cada ser humano pode e deve desfrutar dos direitos humanos independentemente de sua raça, religião, cor, sexo, cultura, opinião política ou qualquer outra questão que possa ser divergente. Os cidadãos de qualquer lugar do mundo estão protegidos pela Lei dos direitos humanos que garante as liberdades fundamentais e a dignidade humana.

O que é essa Declaração

A DUDH é um documento histórico para os direitos humanos desenvolvido a partir das diferenças legais e culturais de todas as regiões do mundo. Essa declaração já foi traduzida para mais de 500 idiomas diferentes.

A parte inicial da Declaração

No documento, essa parte se denomina de Preâmbulo onde é apresentado o papel dos Direitos Humanos para a sociedade e instituições. A educação e o respeito são citados como um bem comum a todo o mundo, sem distinção alguma.

Os principais artigos

O documento é composto de 30 artigos que apresentam os Direitos Humanos e nós vamos citar alguns deles que você deve ter atenção e não deixar de respeita-los ao redigir sua redação:

Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 2°
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.

Artigo 4°
Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos.

Artigo 5°
Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Artigo 7°
Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo 9°
Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo 16°
1.A partir da idade núbil, o homem e a mulher têm o direito de casar e de constituir família, sem restrição alguma de raça, nacionalidade ou religião. Durante o casamento e na altura da sua dissolução, ambos têm direitos iguais.
2.O casamento não pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos.
3.A família é o elemento natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção desta e do Estado.

Artigo 18°
Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos.

Como relacionar a Declaração Universal dos Direitos Humanos com a redação Enem 2018?

Além de em nenhum momento desrespeitar ou apresentar algo totalmente contrário ao que é declarado, você também pode inserir alguns desses artigos em sua redação. Como já falamos aqui no blog, a demonstração do conhecimento e leitura abrangente pode te trazer uma boa nota em diversas competências, já que o corretor certamente se atentará a esse seu atributo.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp