Quem é Donald Trump?

Hoje vamos falar sobre o atual presidente dos Estados Unidos: Donald Trump. Assim como outros políticos do país, como Arnold Schwarznegger e Ronald Reagan, antes de político, Trump era uma celebridade.

Juventude

Donald Trump é o quarto filho de uma família milionária proveniente de Nova Iorque.  Aos 13 anos, teve problemas de conduta e foi estudar em uma escola militar. Mais tarde, foi aluno da Universidade da Pensilvânia e se tornou o filho preferido a herdar os negócios da família, já que seu irmão mais velho, Fred, se tornou piloto.

Fred faleceu aos 43 anos vítima do alcoolismo, fato que fez Donald evitar álcool e cigarros durante toda a sua vida. Trump começou no ramo imobiliário após pegar um pequeno empréstimo com seu pai no valor de 1 milhão de dólares. Donald assumiu a empresa do imobiliária da família em 1971 e a renomeou de Trump Organization.

O Magnata

Trump mudou o foco da empresa familiar, deixando de fazer apenas prédios residenciais em bairros de Nova Iorque e passando para as conhecidas propriedades “Trump”. É possível achar “Tower Trump” em Bombaim, Istambul e nas Filipinas. O presidente também expandiu para o ramo de hotéis e cassinos, este último gerou quatro falências para esse braço da empresa.

Outro investimento de Donald foi na indústria do entretenimento. De 1996 até 2015, ele era o dono dos concursos Miss Universo, Miss Estados Unidos e Miss “Teen” Estados Unidos. Além disso, em 2003, ele começou o reality show “O Aprendiz”, que teve sua versão brasileira apresentada por Roberto Justus.

Trump escreveu alguns livros e possui sua própria linha de produtos que vende desde gravatas borboletas até garrafas de água. Segundo a revista Forbes, sua fortuna líquida é de 3,7 bilhões de dólares, porém, o presidente insiste que o número correto é 10 bilhões de dólares.

A Família

Trump foi casado três vezes. Sua primeira esposa foi Ivana Zelnickova, atriz e atleta da República Tcheca. Eles tiveram três filhos e se divorciaram em 1990. Em 1993, ele se casou com a atriz Marla Mapples e o casal teve uma filha. Com o fim do segundo casamento em 1999, o novo relacionamento foi oficializado em 2005 com a modelo Melania Knauss, o casal tem um filho. Os filhos do primeiro casamento trabalham na Trump Organization.

O candidato

Os primeiros indícios da vida política da Trump se deram em 1987 e em 2000, ele entrou na corrida para ser um candidato do Partido Reformista. Depois de 2008, ele foi um dos principais líderes do movimento que questionou a nacionalidade do ex-presidente Barack Obama. Apesar de assumir que não havia nenhuma prova para ter começado o movimento, em nenhum momento ele se desculpou.

Foi apenas em 2015 que veio à tona seu interesse em ser presidente do país. Seu mote era de que os EUA precisavam de um candidato que tornasse o país a potência que foi anteriormente. Como teria dinheiro para patrocinar sua própria campanha, alegava ser o candidato perfeito pois não precisaria entrar em acordos com patrocinadores.

O presidente

Sua campanha foi cheia de polêmicas, incluindo gravações de 2005 nas quais fazia comentários inapropriados sobre mulheres, ou onde membros do seu próprio partido diziam que ele não servia para o cargo.

Trump é o primeiro presidente dos Estados Unidos que nunca foi eleito anteriormente para nenhum cargo político ou que não serviu o exército, o que significa que o 45º presidente do país já fez história antes mesmo de começar seu mandato.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp