Redação ENEM 2017: Inep fala sobre a prova

Em uma entrevista ao G1, o INEP falou sobre a prova do ENEM 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio). Devido à mudança da banca de correção das redações na prova, algumas especulações circularam pela internet durante os últimos meses sobre mudanças na forma de correção.

Afinal, haverão mudanças?

O INEP informou que nada mudará com relação ao ENEM, já que as 5 competências de correção da redação, que avaliam o desempenho do candidato, serão mantidas, assim como os outros critérios avaliativos. Vamos relembrá-las:

1 – Domínio da norma culta da Língua Portuguesa:
Avalia-se a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que tenha domínio das regras de nossa língua.

2 – Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta:
É avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto, defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre o tema indicado.

3 – Coerência Textual:
Neste critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.

4 – Coesão Textual:
Avalia-se a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e eficaz.

5 – Validade da proposta de intervenção:
O candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.

Portanto, os critérios a serem seguidos para que a redação não seja penalizada levando à nota 0 (zero), também deverão ser respeitados pelo vestibulando.

Os métodos de correção também serão mantidos: a prova continuará sendo avaliada por dois corretores e se houver uma divergência no resultado de 100 (cem) pontos no total ou 80 (oitenta) pontos em qualquer competência, haverá o olhar de um terceiro corretor. Se persistir a divergência, a redação será avaliada por uma banca com 3 (três) professores.

Manual da Redação do ENEM 2017

O INEP também divulgou a cartilha de redação para o ENEM 2017. Nela estão contidas as informações importantes para o candidato que deseja ter um bom desempenho na redação, como o detalhamento das competências e modelos de redação que obtiveram a nota máxima (mil pontos) nos temas da 1ª (novembro) e 2ª (dezembro) aplicação da prova. Confira a Cartilha de redação ENEM 2017.

Fique tranquilo, querido vestibulando. Não haverão mudanças que possam prejudicar seu desempenho na redação 😉 Boas provas!

fonte: G1 educação

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp