Redação ENEM: Saiba mais sobre a VUNESP

A redação do ENEM teve sua banca corretora alterada recentemente, como já escrevemos aqui no blog. Por isso, vamos conhecer mais sobre a VUNESP, a Fundação que irá corrigir as redações, que equivalem à 20% da nota geral da prova e em alguns processos seletivos possuem pesos diferenciados das demais áreas, de acordo com a universidade escolhida pelo vestibulando.

Mas afinal, o que é a VUNESP? 

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista foi criada em 1979 pelo Conselho Universitário da UNESP e não possui fins lucrativos. Hoje, as funções fundamentais da FUVEST estão entre:

– Planejar, organizar, executar e supervisionar o concurso Vestibular da UNESP;

– Realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições públicas ou privadas;

– Coletar, organizar, analisar e encaminhar ao Conselho Universitário da Unesp informações técnicas e dados estatísticos relativos ao seu vestibular;

– Promover atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional; desenvolver outras atividades compatíveis com suas finalidades.

Além do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a VUNESP atende à outras instituições, principalmente no Estado de São Paulo, como DETRAN-SP, CREA-SP, Prefeitura de Guarulhos, UNICAMP e Ministério Público do Estado do Espírito Santo. No segmento de vestibulares, a VUNESP realiza provas junto da Universidade do Estado do Amazonas, Faculdade de Direito de Sorocaba, Faculdade das Américas, entre outras.

Conversamos com nossa coordenadora pedagógica Bruna Fernandes e concluímos que, por ser uma Fundação com grande experiência na área de Concursos Públicos, os vestibulandos que irão realizar o ENEM esse ano deverão se esforçar mais na realização da redação, já que estarão enfrentando uma nova análise de correção.

Mas atenção: A forma da correção da redação não será alterada, o que quer dizer que as competências serão as mesmas e a VUNESP terá que seguir o Edital da prova com as exigências do MEC.

Quer mandar bem na Redação do ENEM? Conheça o nosso curso Redação na Prática + apostila inclusa (frete incluído no valor)

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp