O que não fazer na redação do ENEM

A redação do ENEM tem um peso muito importante na sua nota final da prova e, por isso, é necessário desenvolver um bom texto, respeitando as competências que são usadas como critério de avaliação desta parte da avaliação.

Aqui no blog, nós apresentamos diversas dicas do que fazer e como desenvolver sua redação, mas nesse post, vamos apresentar o que definitivamente você não deve fazer na prova baseado em dados informados pelo MEC (Ministério da Educação) . Todos os erros a seguir ZERAM a redação, portanto atenção:

Fugir do tema

A fuga do tema, em sua maioria, faz com que o candidato tenha sua redação zerada no ENEM. Isso acontece quando o texto é desenvolvido sem ligação nenhuma com o tema proposto pela prova, por isso é necessário ler a proposta de redação até que se tenha total clareza do que você vai abordar e qual será a relação da sua abordagem com o tema.

Texto com 7 linhas ou menos

Para que o texto possa ter um desenvolvimento claro e dentro das competências de avaliação, é necessário mais que sete linhas, já que a estrutura de redação deve conter pelo menos 4 parágrafos (introdução, argumento 1, argumento 2 e proposta de intervenção/conclusão). Então, treine para desenvolver o seu texto. Essa é a hora! 🙂

Texto desconexo

Como já citamos anteriormente, treinar para o desenvolvimento do texto é essencial. Esse consiste na montagem do seu “roteiro” com as estruturas do texto. É essencial que sua redação esteja interligada em todos os parágrafos para que assim possa fazer sentido e para que o corretor consiga captar sua mensagem.

 

Copiar a coletânea

A coletânea oferecida na prova do ENEM é para te ajudar no desenvolvimento do tema, a partir dela será decidido o que será apresentado no texto, apenas isso. Não é permitido copiar informações que estejam apresentadas na proposta do tema. Leia mais sobre como utilizar os textos de apoio.

Não escrever um texto dissertativo

Como todos sabem e como é informado no enunciado da parte de redação da prova, o texto a ser desenvolvido é dissertativo-argumentativo. Qualquer outra forma de texto como cartas, poesias, entre outros, serão automaticamente anulados.

Entregar a folha de redação em branco

Não precisa nem dizer nada, né?! Sabemos que você está preparado e acompanhou todas as nossas dicas, então com certeza sua redação terá no máximo 30 linhas respeitando a margem e não terá nenhum desses erros citados acima.

Extra:

Ferir os Direitos Humanos

O respeito aos Direitos Humanos é essencial na redação do ENEM e na vida, por isso, atente-se ao que você vai expor no seu texto. O respeito ao próximo é sempre essencial e ter conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos com certeza irá te ajudar na redação. Até 2017, esse ferir os Direitos Humanos zerava a redação, mas essa exigência não é mais aplicada. Porém, é sempre bom estar ligado nisso. 😉

Bons estudos e boa prova! <3

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp