Textos de apoio: como usá-los na redação do ENEM?

Você já deve saber que todas as propostas de redação no Enem (e outros vestibulares) vêm acompanhadas de um ou mais textos de apoio para auxiliar na produção da sua dissertação, ajudando os candidatos a definirem seus pontos de vistas sobre o tema em questão e deixando o processo de criação menos complicado. Veja algumas dicas de como aproveitar esses textos da melhor forma:

Leia com atenção os textos de apoio!

Os textos motivadores muitas vezes podem indicar algumas das linhas de raciocínio que a banca corretora do exame gostaria de ver na sua redação, por isso é muito importante lê-los com bastante atenção.

Não sabe por onde começar?

Se você não sabe como começar a sua redação, os textos de apoio podem ser de muita ajuda. Como eles sempre vão indicar reflexões válidas e importantes a respeito do tema, você pode utilizar o mesmo raciocínio como ponto de partida para o seu texto.

Mantenha a sua originalidade

Mesmo que esses textos sejam ótimas oportunidades de você começar a refletir sobre o que escrever na sua redação, os candidatos não devem usar estes materiais para somente reproduzir as informações e pontos de vistas apontados. Esta prática poderia influenciar negativamente na nota final de sua redação podendo acarretar, inclusive, em sua anulação. É importante saber que os trechos copiados dos textos motivacionais não são considerados na contagem de linhas, ou seja, não serão considerados pela banca avaliadora.

Aproveite os dados

É muito comum encontrar dentro dos textos motivadores dados relevantes para a proposta temática em questão, como gráficos e estatísticas. Essas informações podem ser utilizadas, por exemplo, para provar os seus argumentos por meio de raciocínios, ou justificar a relevância de sua proposta de intervenção:

“Visto que atualmente as mulheres ganham 30% menos que os homens, é preciso…”

Além disso, esses dados também devem ser aproveitados para você explicar em seu texto por quais razões tais fenômenos acontecem, ao invés de apenas indica-los.

Nunca ignore os textos de apoio

Por fim, nunca deixe de ler os textos! Além de deixar passar informações que podem ser bastantes relevantes para a elaboração de sua redação, você poderá deixar raso o seu texto por não compreender bem a proposta temática. Por isso, mesmo se você não estiver com muito tempo na hora, sempre dê uma lida nos materiais de apoio disponibilizados.

Quer mais dicas redação?

A professora Fernanda Pessoa tem algumas dicas essenciais para a construção da redação e da argumentação. Para receber essas dicas gratuitamente, clique aqui.

https://blog.enem.com.br/wp-content/uploads/2017/05/040317-Dica-01-Diferença-entre-texto-expositivo-e-argumentativo.png

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp