A importância da interdisciplinaridade na prova do ENEM

3881



Da edição de 2010 até 2017, encontramos a interdisciplinaridade na prova do ENEM em mais de uma área de conhecimento. Você sabe o que é o conceito interdisciplinar? Vamos à definição:

Interdisciplinar adjetivo de dois gêneros

1. que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento.

2. que é comum a duas ou mais disciplinas.

E a interdisciplinaridade no ENEM? Como é abordada?

A prova do ENEM exige além do conhecimento das matérias que serão exigidas na prova. As situações problemas a serem resolvidas normalmente estão associadas à interdisciplinaridade. Se você já realizou provas antigas ou analisou questões de edições passadas, com certeza já se perguntou qual era realmente a matéria de tal questão numa prova de Ciências Humanas ou o que seria realmente aplicável àquela questão de Matemática sobre análise de gráficos.

Agora você já sabe da importância das Atualidades para o ENEM? Pois é, estar antenado em tudo que se passa no Brasil e no mundo, além de fatos históricos, fazem a diferença na prova. Separamos os principais assuntos de Atualidades para o ENEM 2017.

Além de ser uma forma de ingressar no Ensino Superior, o ENEM também tem métodos avaliativos com relação ao Ensino Médio no país, a responsabilidade social da população, o senso crítico e o grau de cidadania. Ou seja, além de saber as matérias (História, Geografia, Matemática, Física, etc.) foca nas análises de questões sociais e críticas, campanhas publicitárias, matérias de jornais e revistas, charges, poesias entre outros modos de linguagem abordados nas questões da prova.

O que é importante saber

Todo o Exame é interdisciplinar. Cada ano que passa, os comentários de professores sobre a prova são cada vez mais incisivos sobre essa questão. Portanto, estar por dentro de todos os assuntos de todas as matérias exigidas no ENEM é essencial. E estar por dentro dos assuntos + saber interligá-los caso seja pedido em uma questão + resolver a situação problema, é um dos segredos mais importantes para ir bem na prova. 😉

Quer mais dicas? Veja como usar o TRI ao seu favor.