Enem – O que é Situação Problema?

766

No Enem, você é avaliado através de situações-problema que todos nós enfrentamos e precisamos solucionar ou, pelo menos, tentar. Exemplificando uma situação problema, você mora com os seus pais, está terminando um cursinho e ganha mesada. Com esse dinheiro, paga o seu lanche, o ônibus para locomoção e aquela balada com os amigos para aliviar a pressão. Poupando uma parte da mesada, poderá comprar o smartphone dos sonhos. Tudo beleza até que surge uma vaga maneiríssima de estágio, mas a bolsa-auxílio não cobre as despesas e nem dá para pensar em smartphone. Com o estágio, você perde o direito da mesada. E agora, você aceita o desafio do estágio?

Situação problema: Como encarar

Primeiro, analise a situação. O estágio é realmente necessário? Se a resposta for sim, então, avalie as consequências dessa iniciativa em sua vida e em sua situação financeira. Levante hipóteses sobre como reduzir os gastos ou conseguir mais dinheiro para cobrir as despesas e continuar juntando para comprar o smartphone. Na pior das hipóteses, você usará o dinheiro que poupou, mas ele não dura para sempre.

Optando por esse caminho, você deduzirá que, aceitando a oferta do estágio e sem outra fonte de renda, ficará sem reserva financeira: concluirá que ficará sem o sonhado smartphone. Será que vale a pena o sacrifício?

Conclusão

Em situações como essa, buscamos alternativas usando algumas operações mentais fundamentais como analisar, levantar hipóteses, comparar, deduzir, concluir, calcular, interpretar, dentre outras. Isso é uma típica situação-problema na vida de qualquer pessoa. No Enem não é diferente: ele requer as mesmas habilidades que você precisa ter no dia a dia para resolver os problemas que surgem.

Leia mais dicas aqui.