Devo estudar nas férias de julho?

Será que o vestibulando pode se dar ao luxo de tirar férias do meio do ano? Tudo depende de você.

419

Essa é a pergunta que todo vestibulando faz quando começa a organizar os estudos para o ENEM e vestibulares. Vai dizer que não? Para responder essa pergunta, nós precisamos primeiro entender como estão seus estudos e seus objetivos para o fim do ano.

Está tudo em dia? Você estuda com planos de estudos? Tem assistido as aulas ao vivo do QG do ENEM? Calma que é tudo questão de organização. A a seguir, vamos listar alguns pontos que vão te orientar em organizar as férias do meio do ano e os estudos. Vamos lá:

Analise sua organização nos estudos

Você tem um planejamento de estudos? Não importa se ele é diário, semanal ou mensal, mas os planejamento de estudos é bem importante para a vida de um vestibulando. Ele ajuda na organização e estruturação dos estudos do ano letivo. Se a resposta da pergunta foi “sim”, é preciso analisar se o seu planejamento está sendo seguido corretamente e se você está em dia com ele. Isso é importantíssimo.

Feito tudo isso e constatado que os estudos estão em dia (uhul, parabéns!), você pode se dar uma(s) semaninha(s) de folga, o que acha?

E se eles não estão em dia, vamos para o próximo tópico.

“Tenho matérias atrasadas, e agora?”

A gente sabe que ser vestibulando e ter matéria atrasada é quase a mesma coisa, mas isso não é o fim do mundo! Se tem matéria atrasada, que tal parar e reorganizar tudo primeiro antes de pensar em qualquer coisa?

Se, justamente nesse período de férias escolares, você constatou que está tudo de pernas pro ar e que talvez não dê pra focar no seu sonhado descanso, temos uma proposta a ter fazer: que tal diminuir o ritmo?

Mesmo sabendo que tem uma porção de aulas ao vivo do QG do ENEM sem assistir ou uns resumos pra passar a limpo, diminuir o ritmo por alguns dias pode te dar um novo gás nos estudos.

Isso não quer dizer que você precisa se desligar totalmente do vestibular. Que tal assistir filmes que te ajudem a aprender sobre Biologia? Ou até mesmo assistir uns filmes que revisem o que você já estudou de História até aqui? Legal, né?

A proposta é o seguinte: feita toda a reorganização das matérias acumuladas e do seu planejamento de estudos, separe um turno a menos por alguns para estudar com direito a livros e videoaulas e vá assistir os filmes que sugerimos acima! Dessa forma, você descansa, curte as mini férias e ainda ganha mais conhecimento para as provas que estão por vir.

Agora bola pra frente e que venham as próximas férias (mas da Federal!).

Bons estudos!