Top 10 filmes para revisar História

2421

Com o ENEM se aproximando, o nervosismo vai vindo à tona e é muito importante que os alunos mantenham uma saúde mental. O plano de estudos que te obriga a passar o dia todo revisando a matéria não cumpre com a eficiência de prezar por um rendimento maior do seu raciocínio cognitivo. Nesse momento de reta final, é importante que o lazer esteja presente durante toda a semana, por isso, escolhemos alguns filmes para revisar História que ao mesmo tempo contribuem para seu divertimento.

  1. Getúlio, O Filme

O filme que traz os últimos momentos de Getúlio Vargas e as intrigas políticas que o ex-presidente passou, toda a sua angústia de ser acusado de assassinato e todo o impacto social causado pelo seu suicídio. Além disso, a obra também cumpre com seu papel de transmitir a base do que ficou conhecido como “Populismo” com a excepcional atuação de Tony Ramos.

  1. A Queda: as últimas horas de Hitler

Quando tratamos de Nazismo ou holocausto, os primeiros filmes que vêm à mente são “O menino do Pijama Listrado” ou “A Lista de Schindler”, mas essas obras, por mais excelentes que sejam, não tratam o período de maneira tão complexa como “A Queda”. Na atuação magnífica do ator principal e sua caracterização tão similar ao semblante de Adolf Hitler, o filme trata dos últimos momentos do ditador e como seu império foi se desmoronando aos poucos. O filme é uma das obras cinematográficas mais legais em termos históricos que já vi.

  1. 12 anos de escravidão

Esse filme é um daqueles que te obriga a terminar o dia chorando e chocado com a barbaridade da escravidão. O enredo que segue a vida de um escravo vendido ilegalmente e sua trama para conquista de sua liberdade leva o telespectador a viajar pelas mazelas sociais cotidianas dos escravos americanos. Se isso não te convenceu a assistir, que tal o Oscar de Melhor Filme em 2013.

  1. Maria Antonieta, O Filme

A obra traz a vida da rainha, esposa de Luís XVI, pouco antes da Revolução Francesa mostrando o luxo da nobreza e a convulsão social e política causada pela revolução. As intrigas internas da Corte e sua relação com o monarca são bem trabalhadas no filme, em contraposição às mazelas vividas na França nessa segunda metade do século XVIII.

  1. 300, O Filme

A obra clássica que tem como objetivo retratar o cotidiano militar da sociedade espartana também cumpre com a função de trabalhar o imaginário do espectador a refletir sobre questões de cidadania e política na Idade Antiga. Além disso, as cenas de batalhas valem a pena por si só.

  1. O Mordomo da Casa Branca

Um filme sensacional que traz a trajetória de um mordomo na Casa Branca durante vários mandatos presidenciais e as tramas envolvendo os atores políticos. A obra é baseada em fatos reais e torna-se emocionante com os acontecimentos e o entrosamento do mordomo negro dentro do prédio mais importante do país.

  1. O Último Rei da Escócia

Um filme bem impactante sobre o regime ditatorial em Uganda na década de 1970 traz a trajetória de um médico que vai ao país tratar de enfermos e acaba se chocando com as mazelas humanitárias do regime. A construção de enredo e cenas trazem momentos fortes e fixam a atenção do telespectador.

  1. Diário de Motocicleta

O filme que traz a história de Che Guevara e seu papel na conjuntura da Revolução Cubana traz às telas um dos marcos mais relevantes da segunda metade do século XX. O desenho do plano de fundo da situação da América Latina é muito bem construído e vale muito a pena dar uma conferida na obra.

  1. Mulan

O filme trata em forma de desenho a invasão mongol a China e o recrutamento local para a luta na guerra. O drama da personagem traz um perfil interessante sobre aspectos culturais e de gênero na sociedade chinesa, além é claro de ter toda a riqueza de um filme da Disney.

  1. Hotel Ruanda

Retomando com o assunto África, um dos filmes mais clássicos traz a questão do genocídio no país e o confronto de Tútsis e Hutús, trabalhando com o contexto histórico das heranças do Imperialismo europeu. A história é emocionante e heroica que vai te impressionar muito, além é claro da bagagem cultural que esse filme tem.

  • Bônus

Histórias Cruzadas

Ainda sobre os EUA, o filme traz o drama da população negra nos EUA na década de 1960 e os problemas estruturais do racismo. A trajetória das empregadas domésticas e a questão do patriarcalismo branco durante o período levam o telespectador a refletir até mesmo sobre problemáticas atuais. Além disso, o filme ainda é contemplado por um Oscar. Vale muito a pena.

Veja aqui 10 séries para aprender inglês e entender melhor as profissões.