Você, estudante, que está se preparando para o Enem, revisando diversas áreas do conhecimento e fazendo diversas questões, sabe como estudar redação?
Pois é, a redação é uma das partes mais importantes da prova. Tanto por ser a única área em que o estudante consegue alcançar a nota máxima quanto por fazer um grande diferencial na nota final do exame. Por isso, ela merece uma atenção toda especial!
Pensando nisso, neste artigo, separamos 8 dicas incríveis de como estudar redação para ajudar você a alcançar resultados excelentes no Enem! Bora conferir?
Como estudar redação?
1. Conheça os critérios avaliativos
Quando se faz uma redação em algum processo seletivo, é imprescindível ter em mente que ela será corrigida sob alguns critérios avaliativos específicos. Assim, para alcançar uma boa pontuação, o texto deve estar em conformidade com essas normas avaliativas.
Na prova do Enem, por exemplo, existem 5 competências cobradas pela banca de correção. São elas:
- Competência 1 – ter domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
- Competência 2 – compreender o tema e não fugir do que é proposto;
- Competência 3 – saber selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência 4 – ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência 5 – elaborar uma proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
Dessa forma, sabendo quais pontos serão observados durante a correção, é possível, durante o estudo, se atentar e desenvolver cada uma das competências.
2. Desenvolva seu repertório sociocultural
Em processos seletivos, normalmente, a redação é dada da seguinte forma: apresenta-se um tema sobre algo atual e relevante e alguns textos de apoio para orientar o participante.
A partir disso, o estudante deve produzir um texto sobre o assunto proposto e inserir novas informações e argumentos pertinentes em defesa do seu ponto de vista.
Para que seja possível discorrer sobre o tema, é necessário ter algum conhecimento sobre o conteúdo abordado ou alguma informação de outras áreas que se relacione e apresente sentido para a construção da argumentação. Por isso, possuir um vasto repertório sociocultural é tão importante.
Dá uma olhada em algumas formas que podem te ajudar a enriquecer seu repertório:
- assistir filmes e séries de diferentes gêneros;
- ler diversos livros (romance, biografias, históricos, aventura etc);
- assistir documentários;
- participar de grupos de debates;
- fazer novas amizades;
- conhecer novos lugares;
- ler sites de notícias.
3. Desenvolva o hábito da leitura
Como já vimos na dica anterior, a leitura colabora para o enriquecimento do repertório sociocultural. Mas, além disso, a leitura te ajuda a se familiarizar com diferentes tipos e estruturas textuais, reconhecer erros gramaticais e expandir o seu vocabulário.
Um bom leitor, normalmente, também é um bom escritor. Por isso, separe um tempo da sua rotina para se dedicar à leitura.
4. Estude gramática
Por vezes, o estudante sabe o tema, possui um vasto vocabulário e repertório, porém, não consegue estruturar a redação ou escrever as sentenças de maneira correta por falta de conhecimento da gramática.
Logo, uma das dicas para saber como estudar redação, é estabelecer horários no seu cronograma de estudo para estudar a Língua portuguesa.
Conteúdos como regência verbal, uso dos conectivos, ordem direta e indireta, concordância verbal e nominal são fundamentais para conseguir escrever um bom texto.
5. Treine redação com diversas propostas
Uma coisa é certa:nós só ficamos bons em algo através da prática e repetição. Por isso, uma dica indispensável é treinar redação e, melhor ainda, se desafiar a escrever diferentes propostas.
Isso irá te auxiliar a compreender a estrutura da redação em si, e assim você poderá ter um “esqueleto de redação”, ou seja, independentemente do tema, você conseguirá seguir a mesma disposição de parágrafos.
Além disso, praticar com diferentes propostas irá estimular sua criatividade, senso crítico e argumentação sobre diversas áreas e, consequentemente, você também
estará expandindo seu repertório sociocultural.
6. Tenha em mente algumas citações
No Enem e em outros exames, citar pensamentos de grandes autores, filósofos, cientistas etc, é muito importante, pois demonstra grande conhecimento sobre o assunto.
Por isso, a dica é memorizar algumas citações e alusões históricas chaves, ou seja, que se encaixam em vários temas, para serem usadas na hora de escrever a redação.
Você pode decorar uma citação relacionada à saúde, outra à educação e mais uma ao meio ambiente. Pois, dessa forma, você poderá adaptá-las, caso o tema seja algum tópico de uma dessas áreas.
7. Controle seu tempo
Saber como estudar redação não é apenas estudar a escrita, mas também entender as técnicas que serão aplicadas enquanto se escreve. Uma delas é saber controlar o tempo, dividindo-o entre fazer a redação e resolver as questões objetivas.
Por isso, cronometre o tempo que você leva para escrever uma redação e vá calculando quanto tempo será preciso se dedicar a ela na hora da prova.
8. Leia redações com nota máxima
Ler redações que obtiveram nota máxima também é uma ótima dica. Pois você poderá ver o que aquele determinado participante fez, como atendeu cada competência e como estruturou sua argumentação para alcançar um bom resultado.
Logo, procure essas redações e as utilize como um ótimo material de estudo!
Curtiu saber como estudar redação? Esperamos que essas 8 dicas te ajudem nos estudos! E se você está estudando para o Enem, que tal ler nosso artigo sobre a nova plataforma Enem, que reúne soluções tecnológicas para preparação de estudantes de todo Brasil? Confere lá!