Como otimizar a proposta de intervenção da redação ENEM

proposta de intervenção

A redação do ENEM costuma causar pesadelos entre os vestibulandos. Isso porque em diversas universidades ao redor do país, a redação possui um peso diferenciado na média final de corte. A especificidade dessa prova do ENEM em relação a outras redações de vestibulares em geral é o fator proposta de intervenção. Por isso, como desenvolver melhor essa parte de seu texto?

Primeiramente, vale definir o que é a proposta de intervenção. Segundo o próprio edital da prova:

“Elaborar uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma
ocasião para que você demonstre seu preparo para o exercício da cidadania, para atuar na
realidade em consonância com os direitos humanos. Você deve usar seus conhecimentos
desenvolvidos ao longo de sua formação para a produção de um texto no qual, além de se
posicionar de maneira crítica e argumentar a favor de um ponto de vista, você possa indicar uma iniciativa que interfira no problema discutido em sua redação.”

Nesse considerado exercício de cidadania, a banca de correção exige que o vestibulando responda a 4 perguntas: 1 – O que é possível apresentar como proposta de intervenção para o problema?; 2 – Quem deve executá-la?; 3 – Como viabilizar essa proposta?; 4 – Qual efeito ela pode alcançar?. Ou seja, “O que fazer? Quem deve realizar essa ação? Como? Que consequências?”.

proposta de intervenção

Além disso, o edital da redação ENEM também pede um quinto fator: o detalhamento. É nesse ponto que a proposta de intervenção ganha um diferencial. Para demonstrar a gritante diferença entre uma proposta bem detalhada e outra nem tanto vamos supor dois exemplos a respeito da temática “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” da aplicação de 2019.

Sem detalhamento: “Cabe ao Estado desenvolver políticas públicas que visem a disseminação de salas de cinema no país, pois assim sendo, a democratização do acesso a esse expoente da cultura nacional irá se concretizar”.

Com detalhamento: “Cabe ao Poder Executivo propor uma medida a ser votada pelo Parlamento nacional, buscando a expansão de obras públicas que visem a criação de salas de cinema, pois assim sendo, sua democratização de acesso passar a ser uma pauta de responsabilidade do Estado, suscetível a maior pressão popular e, consequentemente, mais viável de ser efetivada.”

Por mais que no primeiro exemplo, o candidato tenha respondido todas as perguntas determinadas, sua proposta de intervenção não detalhava a maneira mais efetiva da medida ser tomada. Já a segunda, demonstra ao corretor que o candidato tem ciência de como funciona as instâncias dos poderes do Estado brasileiro.

“Ah, mas é uma medida muito utópica”. Não importa! A banca de correção não está analisando a probabilidade burocrática de sua medida ser colocada em prática, desde que seja uma proposta coerente. O ENEM não espera que o candidato vire um presidente após o término da prova, mas que saiba ao menos suas responsabilidades enquanto cidadão do Estado brasileiro.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nossas matérias sobre Redação ENEM, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp