TRI: Análise de Gráficos e Tabelas no ENEM

Você sabia que a prova de Matemática do ENEM pode ser menos difícil do que você imagina? Questões de análise de gráficos e tabelas são a prova disso. Não é de hoje que o Exame atribui esses assuntos em questões de repetidas edições. Vamos apresentar para vocês nesse post como se dar bem nas questões fáceis e também utilizar o TRI ao seu favor.

(ENEM 2012) O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que apresenta a evolução do total de vendas (em reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram, respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram

a) março e abril.

b) março e agosto.

c) agosto e setembro.

d) junho e setembro.

e) junho e agosto.

Qual questão você marcaria?

Talvez seja óbvio demais. Você pode marcar na prova uma questão e chegue no cartão resposta, dá aquela balançada e marca outra. Mas é isso mesmo: o gabarito é a alternativa e. Essa questão é mais que fácil, certo? Vamos à próxima:

(ENEM 2010) O gráfico expõe alguns números da gripe A-H1N1. Entre as categorias que estão em processo de imunização, uma já está completamente imunizada, a dos trabalhadores da saúde.

De acordo com o gráfico, entre as demais categorias, a que está mais exposta ao vírus da gripe A-H1N1 é a categoria de

a) indígenas.

b) gestantes.

c) doentes crônicos.

d) adultos entre 20 e 29 anos.

e) crianças de 6 meses a 2 anos.

E aí, o que você acha? Isso mesmo, a resposta é a letra d. Os adultos estão mais suscetíveis à doença já que é o menor grupo imunizado, com 40% no total.

(ENEM 2016) O procedimento de perda rápida de “peso” é comum entre os atletas dos esportes de combate. Para participar de um torneio, quatro atletas da categoria até 66 kg, Peso-Pena, foram submetidos a dietas balanceadas e atividades físicas. Realizaram três “pesagens” antes do início do torneio. Pelo regulamento do torneio, a primeira luta deverá ocorrer entre o atleta mais regular e o menos regular quanto aos “pesos”. As informações com base nas pesagens dos atletas estão no quadro.

Após as três “pesagens”, os organizadores do torneio informaram aos atletas quais deles se enfrentariam na primeira luta. A primeira luta foi entre os atletas

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.

Em casos de empate, o atleta de melhor desempenho e mais regular é aquele que não se afasta da média ou seja  o de menor desvio padrão. O Atleta III é o mais regular (menor desvio padrão) e o Atleta II é o menos regular (maior desvio padrão). Na terceira pesagem todos bateram o peso de 66kg e portanto aptos para lutar. Portanto, letra c.

Em questões como essas apresentadas anteriormente, a atenção para o enunciado e as informações do gráfico ou tabela devem ser redobradas. A resposta pode (e normalmente) estar na questão.

Veja mais sobre a resposta na questão na prova de Matemática e Ciências da Natureza

Boa prova!

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp