Matemática – A resposta pode estar na questão

Como assim a resposta pode estar na questão? Será possível? Sim, QGnianos. E vamos te mostrar como neste post!

Para o ENEM e outros vestibulares é necessário o trio inseparável: atenção, concentração e interpretação. A exigência das provas é além do material do currículo do Ensino Médio mas também da capacidade de entender as informações demonstradas em textos ou no enunciado, gráficos e imagens. Até na Matemática, vejam só!

A seguir, através dessa questão do ENEM 2015, demonstraremos como executar muito bem essa tarefa exigida, para vocês, os vestibulandos.

Questão:

Um investidor inicia um dia com x ações de uma empresa. No decorrer desse dia, ele efetua apenas dois tipos de operações, comprar ou vender ações. Para realizar essas operações, ele segue estes critérios:

I. vende metade das ações que possui, assim que seu valor fica acima do valor ideal (Vi);

II. compra a mesma quantidade de ações que possui, assim que seu valor fica abaixo do valor mínimo (Vm);

III. vende todas as ações que possui, quando seu valor fica acima do valor ótimo (Vo).

O gráfico apresenta o período de operações e a variação do valor de cada ação, em reais, no decorrer daquele dia e a indicação dos valores ideal, mínimo e ótimo.

1119

Quantas operações o investidor fez naquele dia?

  1. a) 3
  2. b) 4
  3. c) 5
  4. d) 6
  5. e) 7

O tema da questão é atual no mercado financeiro. É necessário observar e associar duas informações inclusas no enunciado da questão: a variação no preço das ações (ilustrado no gráfico) com as instruções sobre o momento em que o investidor deve efetuar suas operações de compra ou venda. A partir daí, pode ser identificada quantas operações foram realizadas.

Analisando as ações, perceba que entre 10h e 11h o investidor faz sua primeira operação e vende metade das ações já que a linha ultrapassa o Valor Ideal (Vi). Depois, entre 11h e 12h ele faz a segunda operação e compra a mesma quantidade de ações, onde a linha fica abaixo do Valor Mínimo (Vm). Entre 12h e 13h o valor ultrapassa novamente a linha de Valor Ideal (Vi) e o investidor assim, realiza a terceira operação. E por fim, entre 13h e 14h, a linha Valor ótimo (Vo) é ultrapassada e é feita a quarta operação, onde são vendidas todas as ações.

Fique atento: por mais que entre 15h e 16h a linha do Valor Ideal (Vi) tenha sido ultrapassada, ele não realiza mais nenhuma operação pois todas as suas ações já tinham sido vendidas, portanto a resposta correta é a letra B.

Percebeu como é importante estar sempre atento? Essa questão foi muito bem representada pelo tema do nosso post.

Agora é só praticar e bons estudos!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp