UERJ 2018: Inscrições abertas para o Exame Discursivo

Nesta terça, 26/09, abriram as inscrições da segunda fase do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições irão até dia 15/10 e devem ser feitas pelo site da Universidade: http://www.vestibular.uerj.br/. O valor da taxa de inscrição é de R$100,00 e deverá ser pago até dia 16/10.

O Manual do candidato está disponível no site e deve ser lido pelo vestibulando que deseja realizar o Exame Discursivo. Nele constam informações importantes como vagas ofertadas por curso, instruções para o sistema de cotas, competências e habilidades, entre outras.

Quem pode se inscrever

Candidatos que realizaram o 1º ou 2º Exame de Qualificação e obtiveram 40% ou mais de aproveitamento na prova.

O que estudar

No momento da inscrição, o candidato escolhe o curso desejado e assim, consequentemente, saberá qual área do conhecimento se dedicar.

Para os vestibulandos dos cursos de Artes Visuais, Direito, História da Arte, Jornalismo, Letras, Pedagogia e Relações Públicas haverá leitura obrigatória dos livros: Morte e Vida Severina e Ensaio Sobre a Cegueira. Nós fizemos a análise de cada um aqui no blog.

Para a Redação (obrigatórias a todos os cursos no Exame), a obra de Machado de Assis Dom Casmurro (também fizemos a análise) será o tema que o aluno deverá desenvolver através de uma discussão e não de uma resenha ou resumo do livro.

Atenção: no Exame Discursivo desse ano da UERJ não haverá a aplicação do Português Instrumental, onde o aluno deveria ter habilidades para Interpretação e Leitura de textos.

 

 

Datas Importantes

Fim do período de inscrição: 15/10

Último dia para o pagamento da taxa de inscrição: 16/10

Emissão do Cartão de Confirmação de Inscrição: 26 a 31/10/2017

Realização da prova: 03/12

Bons estudos e boa sorte! 🙂

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp