Tudo o que você precisa saber sobre a ONU

Após as experiências de duas Guerras Mundiais, ficou claro que uma instituição internacional deveria ser criada para propiciar mecanismos de paz mundial. A Liga das Nações criada no pós-Primeira Guerra representou uma tentativa parecida, porém falhou pois não conquistou adesão de grandes potências, como EUA e Rússia.

No entanto, após a catástrofe humanitária da Segunda Guerra, as principais nações mundiais se reuniram e concordaram em criar a ONU – Organização das Nações Unidas. O objetivo era criar um fórum de diplomacia que garantisse outros grandes choques, mesmo que para isso, fosse necessário financiar pequenos conflitos para evitar os de maiores proporções.

Uma das principais conquistas e avanços da ONU ocorreu logo em 1948 com a criação da Declaração dos Direitos Humanos. Com os horrores vivenciados pelo holocausto nazista, a comunidade internacional se dispôs a desenvolver um documento mundial que prezasse pelas conservações da dignidade da pessoa humana e ressaltasse a importância de se desenvolver uma sociedade mais humanitária.

Com o tempo, a função da ONU foi se adaptando às novas discussões em pauta, como a miséria, igualdade de gênero, desenvolvimento sustentável, entre outros. Sua sede é localizada em Nova York e todos seus países membros, 193 no total, tem direito ao voto em igualdade de proporção. Entretanto, apenas um órgão é capaz de determinar regras válidas para todos os outros: o Conselho de Segurança. Ele é composto por 15 membros, sendo 5 permanentes: EUA, Rússia, França, Reino Unido e a China. Os outros 10 não-fixos são decididos por votação bienal.

Diante uma situação crítica, a ONU tem o poder de declarar sanções econômicas, retaliações, intervenções e condenações. Para medidas mais drásticas serem aprovadas, o Conselho de Segurança ser reúne e decide:

Para ser aprovada: os 5 membros permanentes precisam votar sim e mais outros 4 não-fixos.

Para ser reprovada: apenas um dos 5 membros precisa negar a medida ou a votação não conquistar pelo menos outros 4 votos das cadeiras não-fixas.

Além do Conselho de Segurança, a ONU também é responsável por algumas instituições como o Banco Mundial (linhas de crédito), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), OMS (Organização Mundial da Saúde), entre outras.

No entanto, a ONU sofre diversas críticas hoje a respeito de sua postura e tomadas de decisões equivocadas para se evitar tragédias. Devido ao fato de muitos interesses sejam conflituosos em seu Conselho de Segurança dentre os países membros permanentes, a morosidade de algumas medidas e até mesmo a inviabilização aumentam.

Quando virmos alguma notícia relacionada às questões debatidas na ONU, é sempre importante analisarmos os interesses dos países envolvidos por debaixo dos panos.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp