TOP5 dicas ENEM: Humanas

Enem Humanas

Sabemos que esses momentos finais são cruciais para o desempenho do vestibulando para a tão esperada prova do ENEM. Além disso, infelizmente, também é o momento em que bate à porta a ansiedade e nervosismo. No entanto, não se preocupem: dê uma lida em nossas matérias sobre saúde mental durante o vestibular e confira nossas dicas nessa semana especial sobre cada área da prova. Hoje, Humanas!

Dica 1: atente-se ao rodapé

Antes de começar a fazer qualquer questão de humanas, dê uma boa analisada no rodapé de cada texto ou charge. Lá, você vai encontrar o autor do referido trecho, o ano de publicação e o título da obra. Essas informações podem parecer inúteis, mas são MUITO importantes na melhor interpretação do que você está prestes a ler. Tente só!

Dica 2: não leia passivamente

Ainda no que se refere aos textos (percebeu a importância, né?), é fundamental você os ler com uma caneta às mãos e ir marcando as informações mais importantes do trecho. Destaque frases, palavras, puxe setas. Isso tudo vai te ajudar na hora de analisar as alternativas da questão.

Dica 3: traduza os gráficos

Gráficos em prova de Humanas? Que? Isso mesmo! Ainda mais na prova de geografia, eles são bem frequentes e confundem demais os alunos. Traduzir informações numéricas em conhecimento sólido é uma tarefa realmente complicadinha. Por isso, é importante que, ao ver os gráficos, você escreva o que de informação consegue retirar deles. Assim sendo, você corre menos riscos de ser influenciado pelas alternativas.

Dica 4: marque palavras chave no comando

Agora vamos falar sobre o enunciado. É importante que você ressalte palavras como “consequências”, “causas”, “motivações”, pois elas vão guiar o prisma que você deve utilizar para analisar as alternativas. Tome cuidado com os adjetivos “política”, “econômica” e “social”, pois elas podem eliminar alternativas distratoras.

Dica 5: retorne ao texto na dúvida

Por fim, as alternativas! Sempre que você tiver em dúvida entre duas ou três à marcar, retorne sempre ao texto. Releia suas anotações e marcações, ou, caso seja necessário, releia o texto todo. Pode tomar mais tempo, por isso, é importante também deixar para o final. Não ignore essa reanálise do texto!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp