10 Séries para Melhorar Seu Inglês e Entender Profissões

Para a prova de Linguagens do Enem, você deve escolher uma língua estrangeira entre inglês e espanhol. Além das aulas do QG, há maneiras divertidas e simples de melhorar seu idioma estrangeiro. Uma delas é pelo entretenimento. As séries em inglês nos ajudam em diversos sentidos: estão contextualizadas, é o inglês do dia a dia, você começa a captar diferenças culturais, há uma repetição de expressões que você vai acabar absorvendo, etc.

Além disso, muitas séries mostram para nós um pouco das profissões que um dia queremos alcançar. Juntamos o útil ao agradável e separamos 10 séries de televisão que o ajudarão a melhorar seu inglês e a entender melhor sua futura profissão.

  1. How I Met Your Mother

Apesar de ter uma história por trás um pouco complexa (se passa no futuro), é uma série fácil de entender e fácil de entender o contexto. A série é narrada pelo personagem principal, o que facilita a compreensão. Por ser uma série de humor, o vocabulário é bem informal, fazendo você aprender expressões frequentemente usadas, como “high five” ou “awesome”. Além disso, Ted, o protagonista, é um arquiteto e sua vida profissional é constantemente abordada durante os episódios, o que pode te ajudar a entender melhor as opções de trabalho nessa carreira.

Ted Mosby, protagonista. Fonte: Architect Magazine
Ted Mosby, protagonista. Fonte: Architect Magazine
  1. Sherlock

Possivelmente, uma das melhores adaptações das obras de Arthur Conan Doyle. Esta série policial é, talvez, uma das mais difíceis de se acompanhar sem a legenda em inglês. Por ser uma série britânica composta por atores britânicos, o sotaque é bem diferente do que estamos acostumados. Algumas expressões são diferentes do inglês norte-americano, o que aumentará o seu vocabulário. Ao mesmo tempo, você aprende um pouco da literatura britânica. É perfeita para quem quer cursar Letras.

Watson e Sherlock. Fonte: BBC
Watson e Sherlock. Fonte: BBC
  1. House of Cards

Não é uma série fácil, principalmente por ser tratar de política. A vantagem é que você aprende uma gama de vocabulários formais que podem ser fundamentais para a compreensão de textos. Ao mesmo tempo, descobre-se o lado sombrio da política.

Fonte: Omelete
Fonte: Omelete
  1. The Big Bang Theory

Muitos consideram boba e cheia de estereótipos. Verdade ou mentira, a questão é que é um ótimo programa para aprender vocabulário do mundo científico. Muitas teorias que aprendemos na escola, vem diretamente do inglês. Sabendo os nomes originais, fica mais fácil de entender o contexto ou lembrar das teorias. Como por exemplo, na teoria de Darwin, o “valor adaptativo” na teoria da Evolução vem do inglês: fitness.

Fonte: the-big-bang-theory.com
Fonte: the-big-bang-theory.com
  1. Suits

Uma série extremamente importante para os vestibulandos de direito. A história se passa dentro de um escritório de direito, o que vai lhe ensinar muitas palavras dentro dessa área.

Suits series
Fonte: popseries.com.br
  1. Grey’s Anatomy

Como já se deve imaginar, a série se passa toda dentro de um hospital. A história segue uma médica fazendo residência, assim, é possível entender melhor a vida de um médico recém-formado. Fora isso, você pode aprender muitos vocabulários técnicos que todo estudante de medicina em algum momento vai se deparar com. Como a série possui vários diálogos entre apenas duas pessoas, fica fácil de acompanhar.  O programa é recheado de vocabulários presentes na medicina, na saúde e em hospitais. O que também ajuda a entender a rotina na área de saúde.

Fonte: Hypable
Fonte: Hypable
  1. 30 Rock

Para os que pretendem estudar Comunicação, Jornalismo, Cinema e afins, essa série é fundamental. Apesar de acabar sendo muito fantasiosa, a série faz uma forte crítica ao mundo do entretenimento. A história se passa dentro de um canal de televisão (NBC), mostrando como programas são feitos, presidentes de empresas se comportam e como as estrelas dos canais se sentem. Além de aprender sobre a rotina, você adquire muito vocabulário que, especificamente nessa área, costuma ser comumente usado sem ser traduzido, inclusive no Brasil.

Fonte: NBC
Fonte: NBC
  1. The Office

Existem duas versões da série, uma britânica e uma norte-americana. Recomendamos a britânica por ser mais curta e mais realista, mostrando o dia a dia em uma empresa pequena que trabalha numa área bem tradicional. Vale para os vestibulandos que sonham em trabalhar em uma firma. A dica é que procurem as empresas certas desde o início da vida profissional. Além disso, no mundo empresarial, o inglês é chave fundamental e a série te deixa por dentro disso.

Fonte: BBC
Fonte: BBC
  1. Dexter

Para os futuros psicólogos. Dexter é uma série que traça o perfil de um psicopata com aspectos freudianos que vão além da teoria pura. Para quem já leu um pouco sobre isso, vale o estudo da personagem junto com o aprimoramento do seu inglês.

Fonte: Showtime
Fonte: Showtime
  1. Parks and Recreation

Para aqueles que sonham em trabalhar em um cargo público, a série retrata o rotina da equipe que cuida da construção de parques em uma cidade. De forma humorada, você entende que a tarefa não é fácil e nem um pouco valorizada o quanto deveria.

parks and recreation

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp