Thanos e o Malthusianismo

malthusianismo

Em 2019, a Marvel encerrou um ciclo de obras com “Vingadores: Ultimato”. Nesse filme, o mundo conheceu um dos vilões mais marcantes do universo pop, Thanos. Para relembrar um pouco, a motivação do vilão era restaurar o equilíbrio no universo. O que os filmes não te contaram é que a teoria de Thanos teria sido retirada de uma relevante teoria demográfica de sua época: o Malthusianismo.

Thomas Malthus foi um intelectual inglês que marcou iluminismo britânico com sua principal teoria a respeito das consequências negativas que o crescimento populacional causa. No século XVIII, ao estudar a demografia inglesa, Malthus percebeu que se a tendência se mantivesse naqueles níveis, haveria uma grande crise de fome na Inglaterra. Vale a pena relembrar que a segunda metade do século XVIII marcou a Inglaterra pela Primeira Revolução Industrial.

malthusianismo

Segundo o Malthusianismo, a corrente desenvolvida pelo intelectual inglês, enquanto que a população cresce em uma razão de progressão geométrica (multiplicando-se), a produção de alimentos cresce em uma razão de progressão aritmética (somando-se). A longo prazo, esses dois fatores iriam se confrontar, posto que, como os alimentos não acompanham o desenvolvimento populacional, a mortalidade causada pela fome iria aumentar e a população reduzir.

Para Malthus, as consequências do crescimento populacional seriam terríveis, como por exemplo: mortes, revoltas, competição, entre outros. Para ele, algumas medidas deveriam ser tomadas para precaver esse cenário caótico. O controle de nascimento, o atraso do casamento na vida individual entre outros seriam algumas posturas que os Estados e/ou a população deveria tomar.

Retomando à obra da Marvel, Thanos é um personagem que parece ter uma motivação pessoal muito parecida com os receios de futuro de Malthus. Para o vilão, o universo precisaria ter metade de sua população extinta para que voltasse a um patamar de crescimento mais saudável. Aqui vale ressaltar que em nenhum momento Malthus sugeriu dizimar populações, mas isso não anula as semelhanças do ponto de partida das teorias dos dois.

O Malthusianismo recebeu e ainda recebe diversas críticas. Outros modelos demográficos já se demonstraram mais completos para explicar a complexidade da relação crescimento populacional e distribuição de alimentos, como por exemplo a Revolução Verde, que visou atenuar a problemática da fome em escala global. Isso nos mostra como até mesmo em mecanismos de lazer, como um filme de herói, o embasamento dos personagens e projetos possui uma carga muito rica de conteúdo.

Gostou das dicas? Acompanhe essas e outras no Blog do QG!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp