Geometria nos jogos e filmes

Geometria

A geometria é um dos assuntos matemáticos que mais tem envolvimento no cotidiano, aparecendo de diversas formas (por vezes até escondida) na cultura pop. Se eu te perguntar o que o Thanos do Universo Cinematográfico da Marvel e jogos, como Tetris e Minecraft, têm em comum, você saberia responder? A resposta é Geometria.

Geometria é a área da matemática que estuda as formas, tamanho e posição relativa das figuras no espaço. Essa matéria tem inúmeras aplicações que vão desde Cartografia até Navegação. Mas o que tem a ver com Jogos e Filmes?

Bem, existe um ramo da área de computação que se chama computação gráfica, que é usada para a criação de imagens, sejam em 2D (duas dimensões) ou 3D (três dimensões).

O Tetris é um exemplo de jogo em duas dimensões, onde o jogador pode movimentar as peças de duas formas, verticalmente ou horizontalmente. O objetivo do jogo é evitar que as peças se acumulem até o “teto”, local de onde as peças saem, durante o maior tempo.
O interessante é que no game, o jogador lida com figuras planas que fazem parte da Geometria e normalmente caem em vestibulares com questões sobre: área, circunferência, raio, ângulos, etc.

O famoso Minecraft, é um jogo de mundo aberto em três dimensões, onde o jogador deve simplesmente sobreviver utilizando recursos naturais. O game se tornou febre no final de 2010 e até hoje é jogado por muitas pessoas no mundo. Atualmente, é considerado um dos maiores jogos de todos os tempos. Diferente do Tetris, no Minecraft, o jogador tem acesso a 3 dimensões: altura, largura e profundidade; Dessa forma, a Geometria Espacial se encontra presente no jogo de forma ampla, afinal, a maioria dos objetos são cubos. Esse ramo da Geometria, também aparece com frequência em vestibulares com questões sobre volumes.

O uso de três dimensões na computação gráfica facilitou na adaptação de um dos maiores vilões dos quadrinhos para o cinema. É dele mesmo que estamos falando, do titã louco, Thanos. Essa roupa utilizada pelo ator Josh Brolin é responsável pela captura de movimentos do vilão, após as gravações, a equipe de computação gráfica entra em ação, deixando o titã da forma que conhecemos.

Imagem relacionada

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp