Ritmo de estudos

O carnaval passou e a semana posterior fica com um gostinho de segunda-feira infinita. É muito comum que os alunos sintam um peso maior no retorno aos trabalhos devido à quebra do ritmo de estudos durante o feriadão. Relaxa, isso é bem normal acontecer e estamos aqui para dar algumas dicas de como regular a rotina e organizar os estudos daqui para frente.

Primeiramente, é importante ressaltar a eficácia de manter um ritmo de estudos. Nosso cérebro funciona como uma espécie de músculo e cresce conforme o exercitamos. Caso por algum motivo, o treinamento seja interrompido, a absorção de conteúdo começa a ser dificultada. No entanto, caso mantenha-se um hábito de estudos positivo, a compreensão é facilitada e a memorização também.

Aiiii, pelo amor!!! Estou ferrado então por ter aproveitado o feriadão??

Calminha, não está não. Como estamos no início de todo o trajeto até o vestibular, a quebra de ritmo pode não cobrar tão cara assim, porém fique esperto. Aqui vão algumas dicas de como manter esse hábito positivo:

  1. Criar um plano de estudos semanal
  2. Estipular metas de estudos para o plano
  3. Redistribuir revisões de matérias com o decorrer da semana, para não fazer com que você na sexta, esqueça o que estudou na segunda, por exemplo
  4. Fazer bastante exercícios, pois fixa a matéria aprendida

Aqui vale outra ressalva! De início, você pode achar muito exaustivo estudar durante horas e horas seguidas, mas é importante que você estipule um tempo máximo dentro dos seus limites. Assim, com o desenvolvimento do hábito, você começa a se sentir menos cansado devido exatamente ao ritmo de estudos. A partir de então, vale a pena sempre ir aumentando aos poucos os seus limites para não entrar na terrível zona de conforto.

Por agora, para retomar o ritmo de antes do feriadão, tente ir aos poucos. Não se culpe por não conseguir reproduzir automaticamente a antiga eficiência, pois durante o ano todo, é importante que você também saiba respeitar os seus limites. Por agora, extrapolar pode ser apenas um esforço a mais, porém lá no meio do ano, pode te cobrar um cansaço enorme.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp