Revisando as áreas da física para o ENEM

áreas da física

Enquanto chegamos cada vez mais perto do ENEM, os conteúdos novos vão diminuindo, dando espaço para as revisões, sobretudo em áreas onde existem muitos assuntos para serem estudados. A física no Exame aparece no caderno de Ciências da Natureza, onde divide espaço com biologia e química, logo, recapitulemos algumas áreas de física que podem pintar na próxima prova.

Primeiramente, temos a energia, que utilizada na geração de trabalho entre dois sistemas físicos. Essa área é subdividida em várias outras, sendo as energias potenciais (gravitacionais e elástica), energia cinética, energia mecânica, etc.
Além disso, também utilizamos o conceito de energia para recursos, como energia solar, elétrica, hidrelétrica, etc.

O segundo assunto a ser tratado é a eletricidade, que envolve quaisquer fenômenos que utilizam cargas elétricas. As questões do Enem que envolvem essa área costumam ter um caráter fácil – ainda mais as que envolvem Lei de Ohm e circuitos -, então quando se deparar com uma questão de eletricidade, dê uma atenção à ela, pois os pontos serão valiosos.

áreas da física

Conceitos Importantes:
Carga Elétrica: Propriedade de partículas que interagem de forma eletromagnética.
Corrente: Quantidade de carga que percorre um trajeto em uma quantidade de tempo.
Potencia: Quantidade de conversão elétrica em um período de tempo
Campo Elétrico: Produzido por cargas elétricas em um espaço, podendo exercer força sobre outras partículas.

A ondulatória também costuma dar as caras de forma constante na prova. Essa área costuma estudar as ondas, que são perturbações que se propagam em algum meio.
As ondas costumam se dividir em mecânicas ou eletromagnéticas, ou seja, um tipo depende de um meio para se propagar, enquanto o outro não depende de meio para propagação, respectivamente.

Conceitos importantes:
Cristas: É o ponto mais alto da onda
Vales: É o ponto mais baixo da onda
Amplitude : É a medição de uma onda em relação ao eixo
Período: É o tempo de um ciclo de oscilação de uma onda
Frequência: É a divisão entre período e uma unidade de tempo
Comprimento de Onda: É a distancia entre duas cristas ou dois vales.

Agora, entraremos na área de mecânica, falando sobre dinâmica, que por sua vez, estuda o movimento de objetos, dado que exista uma força aplicada sobre eles. Soa familiar? Nesse caso, temos como referencia em dinâmica as três leis de Newton, que por sinal, já apareceram aqui no blog, onde explicamos de forma mais detalhada e relacionando com exemplos rotineiros.

Ainda na mecânica clássica, temos também a famosa cinemática que estuda os movimentos de corpos. Esse trecho da física é o que se mescla de vez com a matemática, podendo inclusive aparecer de surpresa em uma das 45 questões do caderno de exatas. Isso acontece pois na cinemática é muito comum o uso de geometria.

Conceitos Importantes
-Vetor: Representa grandezas indicando módulo, direção e sentido em um espaço
-Referencial: Sistema de coordenadas usado como referencia para os cálculos
-Trajetória: É o percurso realizado por um objeto em um espaço
-Deslocamento: Grandeza vetorial resultante da diferença entre o ponto inicial e final em uma trajetória

Por fim, temos a hidrostática, área onde os fluidos em repouso são estudados. Para isso, existem alguns conceitos importantes a serem entendidos, como pressão que é a relação entre uma força e a área onde essa força é distribuída; e o empuxo, que é uma força contrária a gravidade, podendo fazer corpos flutuarem na superfície de um líquido.

Portanto, para entender física e caprichar no Enem, é necessário compreender como cada área funciona, sobretudo as citadas nesse texto. Para isso, a prática com exercícios é imprescindível para que você consiga a maior nota na prova.

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Reta Final QG do Enem, desenvolvido com base em estatísticas do que realmente vai cair no ENEM, com conteúdo aprofundado, correção de redação e resumão sobre os assuntos. Clique aqui para saber mais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp