Leis de Newton no cotidiano

Newton

Quando você ouve falar de Isaac Newton, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça?
Uma maçã? Seus cabelos brancos? Ou as três leis que constituem a base para explicação de Mecânica? Provavelmente, essa última, que tem aparecido constantemente no ENEM.

As leis foram publicadas pela primeira vez em 1687, na obra chamada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, que ainda teve mais duas edições publicadas em 1713 e 1726. Mas como essas leis teriam aplicações no meu cotidiano?

Primeira Lei de Newton

Também conhecida como o principio da inércia, segundo o próprio Newton: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
Em outras palavras, se a força resultante for nula, o objeto se manterá em repouso ou movimento uniforme até que uma outra força atue sobre ele.

Existem muitos exemplos que podem ilustrar a primeira lei, um deles é o carrinho de supermercado: ele se manterá em repouso até que alguém aplique uma força, no caso, o empurre para que ele se movimente.

Segunda Lei de Newton

Também conhecida como o principio fundamental da dinâmica, Newton afirma que: “A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.” Ou seja, a aceleração de um objeto depende do seu peso e o objeto seguirá na direção em que foi lançado.

Imagine que tenha duas bolas, uma de Boliche e outra de Futebol, ao lançar as duas para frente, verá que a bola de futebol percorrerá uma distancia maior que a de boliche devido ao seu peso.

Terceira Lei de Newton

Também conhecida como o principio da ação e reação, segundo Newton: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.” Sendo assim, para toda força que aplicarmos sobre um objeto, existirá uma reação com a mesma intensidade e com sentido oposto.

Note que o saque no vôlei, as três leis de Newton são executadas:

1ª Lei: A bola se manterá parada na mão da jogadora até que ela aplique uma força na bola.

2ª Lei: Dependendo da força do saque, a bola terá uma aceleração diferente mas seguirá na direção que a força foi aplicada

3ª Lei: Quando uma jogadora de vôlei faz um saque, ela dá um “tapa” na bola com força, a bola reage com a mesma intensidade na mão da jogadora.

Serve Ncaa Sports GIF by Delaware Blue Hens - Find & Share on GIPHY

** ATENÇÃO QGNIANO, NÃO SE ESQUEÇA DAS FORMULAS **

Força resultante: Fr = m.a
Em que:
Fr = Força Resultante, medida em Newton (N)
m = massa, medida em quilogramas(kg)
a = aceleração, medida em metro/segundo (m/s²)

Segunda lei (simplificada): a = F/m

a = aceleração, medida em metro/segundo(m/s²)
F = Força resultante, medida em Newton (N)
m = massa, medida em quilogramas(kg)

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp