Presidente do Inep se demite. O que acontece com o Enem?

O começo do mês foi um pouco conturbado para o MEC (Ministério da Educação).  O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) perdeu seu presidente, Francisco Soares ou Chico Soares, que pediu demissão terça-feira da semana passada (1). Para quem não sabe, o Inep é o órgão responsável pela elaboração e aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Chico foi nomeado em 2014 pelo então ministro da Educação, Henrique Paim. Ele não deixou claro o motivo de seu afastamento e apenas falou sobre problemas pessoais. Ainda não se sabe quem ocupará o cargo. A indicação dessa vez acontece pelo atual ministro da Educação: Aloisio Mercadante.

Essa questão deve interessar aos candidatos ao Enem, uma vez que uma mudança na presidência do Inep, pode acarretar em mudanças no exame. Talvez as mudanças não sejam sentidas fortemente neste ano quanto em 2017. Vale acompanhar e ver qual será a posição de Mercadante.

Esta é uma grande perda para o instituto. Soares tem pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor (EUA). Além disso, é mestre em Estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e doutor em Estatística pela University of Wisconsin – Madison (EUA). Soares já foi professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é membro do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Além do Enem, o MEC é responsável por outros programas como Fies, ProUni e Sisu. Este por sua vez, anda junto com o Enem, pois é uma plataforma eletrônica na qual diversas instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio, para continuar lendo, clique aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp