Você sabe qual a relação entre o Enem e o SISU?

0
1440

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma plataforma eletrônica coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), na qual diversas instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo do SISU ocorre duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. Há uma única etapa no processo seletivo do SISU que é feita exclusivamente pelo sistema e sem a cobrança de taxas. A inscrição no SISU deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição, com nota maior do que zero na redação. Tratando-se de alguns cursos, o candidato precisa ter atingido a nota mínima que deverá ser informada no momento da inscrição.

Há instituições que adotam pesos diferentes por prova, de acordo com a área de conhecimento do curso. Se este for o caso, o SISU calcula a nova nota de forma automática, conforme as especificações de cada universidade. Os candidatos podem concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas. Além disso, os candidatos podem mudar suas opções, sendo considerada válida a última inscrição confirmada.

Os candidatos que obtiveram as melhores colocações em cada curso são selecionados automaticamente pelo sistema. É importante ressaltar que são selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo SISU em cada curso, por modalidade de concorrência.

Os candidatos que foram selecionados precisam efetuar suas matrículas na instituição dentro do prazo estabelecido. Tendo passado essa primeira etapa, o SISU disponibilizará às instituições participantes uma lista de espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Os candidatos que queiram participar da lista de espera devem informar o interesse no prazo especificado no cronograma.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA