Como a Física explica as habilidades do Homem-Aranha

Homem-Aranha

No dia 4 de Julho, fora lançado o mais recente filme do Homem-Aranha. O amigão da vizinhança é sempre um espetáculo para todas as idades, exibindo seus reflexos e carisma nas telonas. Mas você já se perguntou: como o Aranha consegue se locomover lançando teias nos prédios e por que ele não cai?

”Homem-Aranha

Para explicar como o Homem-Aranha se pendura nas teias, primeiramente, é preciso entender como funciona a Tração. Essa, por sua vez, é a força que é aplicada por meio de cordas ou fios. O exemplo mais comum dessa força é sobre o funcionamento de um elevador, que contém cabos tracionando o peso do próprio elevador e dos passageiros, podendo subir, descer ou permanecer em repouso.

O Homem-Aranha, foi criado por Stan Lee e Steve Ditko, apareceu pela primeira vez nas HQs nos anos 1960 e até hoje é mundialmente conhecido e até mesmo considerado o maior herói de todos os tempos. O herói utiliza-se de teias para se locomover por Nova Iorque, lançando-as em prédios e balançando para pegar impulso.

Existem aranhas que conseguem produzir teias extremamente fortes, como a “aranha-da-casca-de-Darwin” que produz uma 10x mais potente que kevlar (material usado para a confecção de coletes a prova de balas). Entretanto, estamos falando sobre um personagem com poderes fictícios, logo, não sabemos com precisão o quão forte é a teia do Homem-Aranha.

No momento em que o herói lança a teia em um prédio, ela gruda, tracionando o peso do Spider. Como a Tração é uma força, ela depende da massa e aceleração de um objeto.
Nesse caso, se o Homem-Aranha tivesse o dobro de sua massa, ele precisaria lançar mais teias para se segurar a algum prédio, a força de Tração seria maior e a parede do prédio não aguentaria.

A velocidade, por sua vez, também depende da massa, como já foi citado no texto sobre as Leis de Newton (que você pode conferir aqui). Nesse caso, como o amigão da vizinhança conta com superpoderes como metabolismo acelerado, ele sempre consegue manter seu peso a um nível que não diminui sua velocidade enquanto persegue bandidos.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp