Por que não conseguimos executar o pulo duplo como nos games?

pulo duplo

O pulo duplo é uma prática muito comum em jogos, sendo uma mecânica recorrente, independente da geração. Personagens marcantes dos games como Mario, Kratos são conhecidos em seus jogos por conta dessa característica. Entretanto, aquilo que se aplica a um mundo hipotético pode não se aplicar à realidade. Sendo assim, o pulo duplo é impossível?

Para entender como funciona o pulo duplo, é necessário entender como o pulo funciona. De acordo com a terceira lei de Newton: para toda ação existe uma reação. Logo, ao pular, empurramos o solo com uma certa intensidade e o solo nos empurra no sentido contrário com a mesma intensidade. Dessa forma, perdemos o contato com o solo por breves segundos, até que a gravidade nos puxe de volta.

pulo duplo

O pulo duplo consiste em um segundo impulso no ápice do primeiro pulo. Ao tentar executar esta ação, vemos que é quase impossível aplicar uma força no ar para acelerar nossa massa verticalmente. Isso se deve pelo fato do ar conter uma massa muito pequena e a consequência disso é que somos empurrados para cima, porém a diferença é tão pequena que se torna imperceptível. Caso pudêssemos empurrar o ar, poderíamos voar como o Superman, assim como explica Neil deGrasse Tyson, neste vídeo, uma das razões para o homem de aço voar se deve ao fato de que seu voo é, na realidade, um pulo executado em proporções maiores.

Além disso, não é impossível a execução do pulo duplo, porém as formas que levariam alguém a executar tal ação são muito complicadas. O método mais logico seria aplicar um força no ápice do pulo que gere impulso suficiente para outro pulo, porém sem a utilização de uma mochila a jato ou foguetes nos pés, essa opção se torna descartada.

Por fim, respondendo a pergunta inicial: em tese, o pulo duplo não é estritamente impossível, porém, sua execução seria muito difícil. Portanto, o melhor a se fazer é deixar os protagonistas dos games contrariarem a física enquanto nos divertimos jogando.

Gostou do texto? clique aqui para ler mais conteúdo no Blog do QG!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp