O que não pode faltar na sua prova de linguagens do ENEM?

prova de linguagens

Estamos há apenas uma semana da prova de linguagens do ENEM, que ocorrerá no próximo domingo, dia 03/11. No entanto, a maior parte dos conteúdos já foram estudadas ao longo do ano, e agora o momento pede preparo e atenção. Pensando nisso, elaboramos uma matéria com tudo que você precisa para se preparar e fazer uma ótima prova de linguagens! Confira:

1. Ler também é estudar

Ler jornais, letras de músicas, livros, propagandas, tweets… tudo isso quando exercitado com frequência, ajuda você a desenvolver sua interpretação de texto para a prova de linguagens do ENEM. Além disso, essa atividade ainda ajuda no reconhecimento dos gêneros e tipos textuais e suas principais características.

prova de linguagens

2. Tenha calma

Muitos alunos acham que a prova de linguagens do ENEM é basicamente interpretação de texto e, por isso, tendem a fazer as questões correndo. Mas calma! Faça as questões com atenção, com cuidado, porque elas podem definir sua nota e, quanto mais clareza no pensamento, mais a chance de acertar e se dar bem!

3. Circule e sublinhe

Uma das principais formas de não cair em pegadinhas é selecionando o comando da questão e as palavras chave. Às vezes algumas questões podem ser extensas e cansativas, mas quando circulamos ou sublinhamos alguns pontos importantes, nossa mente direciona muito melhor nosso pensamento!

4. Cuidado com o edital

O edital do ENEM trás uma lista completa dos conteúdos que podem cair na prova de linguagens. No entanto, nem sempre todos os conteúdos são utilizados, então vale a pena dar uma olhada nos assuntos que mais foram cobrados nos últimos anos. Assim, você saberá exatamente o que merece mais a sua atenção na hora da revisão!

5. Habilidades e competências

Um quesito que poucas pessoas ficam atentas são as competências que o ENEM avalia nas questões de linguagens. Elas são muito importantes, pois ajudam a entender melhor quais são as habilidades que serão avaliadas, e o que você deve desenvolver para otimizar sua nota!

6. Intertextualidade

Muitas questões da prova de linguagens envolvem áreas do conhecimento como artes e história. Por isso, você deve estar sempre antenado e desenvolver seu repertório cultural. Dessa forma, o conhecimento sobre outras disciplinas pode te auxiliar na hora de marcar alguma questão.

7. Generalizações

Fique muito atento ao marcar uma alternativa! Muitas questões na prova de linguagens podem parecer corretas, mas tome cuidado com opções que contenham palavras como “sempre”, “jamais” e “nunca”, pois elas contém generalizações que colocam a resposta em xeque.

8. Rodapé e referências

Uma dica muito importante é dar atenção a TODAS as partes do texto, inclusive legendas no rodapé e referências. Às vezes, elas apresentam dados muito importantes a respeito do texto e nos tiram da dúvida!

 

Embora a prova de linguagens tenha apenas 45 questões, ela é considerada uma prova extensa e cansativa. Por isso, é muito importante ficar por dentro de dicas que possam otimizar nosso tempo de realização e que nos ajudem a clarear e direcionar nossa mente!

Continue acompanhando nossas dicas, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp