Nobel 2020: Descobertas sobre buracos negros

buracos negros

Em  2020, o Nobel de física foi conquistado por três pesquisadores – Andrea Ghez, Reinhard Genzel e Roger Penrose – ao mostrarem estudos que se relacionam com os buracos negros, sejam em sua formação ou em características presentes em um objeto na nossa galáxia. 

Antes de tudo, é importante salientar que prêmio Nobel é uma das maiores honras que um estudioso pode alcançar, independente da sua área de estudo. Dentre os vencedores, existem grandes descobertas vindas de grandes cientistas como: Einstein, ao entender o efeito fotoelétrico; Chadwick, ao descobrir o nêutron; Marie Curie, ao descobrir o elemento rádio, entre outros.

Deixando a história de lado, voltemos ao presente. Dos três cientistas laureados, Roger Penrose tem um papel muito importante, pois seus estudos sobre a Teoria da Relatividade de Albert Einstein foram cruciais para o entendimento dos buracos negros, sobretudo na possibilidade deles existirem, por conta das suas anomalias.

buracos negros

De acordo com a Teoria da Relatividade, o tecido do espaço-tempo pode ser distorcido pela gravidade e, com base nisso, Penrose sugeriu que os buracos negros fossem uma consequência da teoria geral da relatividade, que foi provada matematicamente pelo cientista ocasionando na premiação. Isso aconteceria por conta da elevação de densidade de um objeto, que levaria a um colapso gravitacional. Esse colapso faria com que o objeto atingisse um ponto de massa infinito, fazendo com que as leis da física não tenham efeito.

Por outro lado, Andrea Ghez e Reinhard Genzel descobriram a presença de um objeto supermassivo no centro de nossa galáxia, através da observação de movimento das estrelas. Essa observação de movimento sugeriu que existe um objeto muito massivo com as características de um buraco negro.

Por fim, Andrea Ghez se tornou apenas a 4º mulher a ser laureada com um Nobel, junto de Marie Curie, Maria Goeppert Mayer e Donna Strickland. Aqui no blog temos uma matéria sobre mulheres na ciência onde contamos um pouco da história das grandes mentes femininas do Brasil e do Mundo!

Curtiu as dicas? Acompanhe o Blog do QG do Enem clicando aqui, e não deixe de conferir o Combo Super Exatas QG do Enem, onde tratamos sobre física, química e matemática de forma mais aprofundada, com correção de redação e resumão sobre os assuntos. Clique aqui para saber mais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp