Mitos sobre o ano de vestibular

Para muitos, o ano de 2019 é o primeiro ano de vestibular e junto a ele, inseguranças e ansiedades começam a aflorar pela incerteza do que irá encontrar pela frente. Sem dúvidas, a preparação exige maior esforço e certas renúncias, mas muitos exageros acabam deixando os alunos com mais medo ainda. Por isso, vamos desfazer alguns mitos sobre o ano de vestibular.

1.”O vestibulando tem que estudar em todo seu tempo livre, senão não passa”

Mentiiiira. Claro que se a pessoa tiver uma saúde mental para tal, seria ótimo, mas todos nós somos humanos. É importante para a nossa eficiência cognitiva uma pausa para deixar o cérebro descansar. Nessa horas, absorvemos o conteúdo estudado no dia e nos dedicamos um pouco ao lazer: uma netflix, um game, uma música, tudo isso é fundamental para manter a saúde.

2. “Final de semana tem que ser dedicado apenas ao estudo”

Só se você quiser perder todos os amigos e contato com a sua família… Claro que o final de semana tem que ter seu tempo maior destinado ao lazer. Saia com amigos, familiares e se desligue um pouco do universo sufocante do vestibular. Folgas não vão tirar a sua vaga!

3. “Quanto mais, melhor”

Em todos os sentidos, essa frase não é 100% verdadeira. O certo seria “Quanto mais eficiente, melhor”. Tempo de estudo e quantidade de conteúdo não são o que definem a melhor maneira de estudar. Você tem que se preparar qualitativamente e não quantitativamente. Sempre olhando as ementas e tendências dos vestibulares.

4. “Você deve focar apenas nas suas específicas”

Isso também é um mito. Se você focar apenas nas suas específicas, você não vai ter um diferencial forte em relação a outro candidato que também esteja fazendo o mesmo. Se seu peso é Humanas, estude muita matemática também para se diferenciar de quem quer o mesmo curso que você.

5. “O jeito certo de se estudar é…”

Sempre desconfie quando alguém já começar uma frase assim. Não existe maneira certa ou errada de se estudar. Cada um funciona de um jeito e é muito vantajoso você usar esse período inicial para encontrar o seu. Uns funcionam fazendo muitos exercícios, outros fazendo resumo, fichamento, lendo, assistindo aula etc.

As melhores dicas sobre como se preparar e aumentar a eficiência dos seus estudos você vai encontrar aqui pelo nosso blog do QG do ENEM.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp