Mitos da Ciência

mitos da ciência

Convivemos com mitos que com uma certa propagação ‘evoluem’ e tendem a enganar mais e mais pessoas. Fato é que até mesmo a ciência não escapa deles. Existem mitos em praticamente todas as áreas da ciência, sendo assim, falaremos sobre alguns dos muitos que circulam por ai.

  • Moedas Assassinas?

    Para começar, existe um mito que diz: se você jogar uma moeda de um prédio muito alto e ela cair na cabeça de uma pessoa, seria fatal. Esta declaração está errada, o lançamento não seria fatal pois a moeda além de ser leve não tem uma aerodinâmica potente o suficiente para matar ou machucar gravemente uma pessoa.

    Clique aqui para ver um vídeo, em inglês, da exemplificação desse mito.

  • Cinco estados da matéria

    Normalmente, se te perguntassem quais estados da matéria existem, você diria: Sólido, Líquido e Gasoso, certo? Pois então, existem mais estados da matéria do que imaginamos, apesar de alguns serem considerados intermediários, os cinco estados são: solido, líquido, gasoso, plasma e Bose-Einstein.

    O estado plasma consiste em um conjunto denso de átomos livres, íons e elétrons. Há muitos exemplos no cotidiano envolvendo este estado como: Televisores de Plasma, lampadas fluorescentes etc. Também é encontrado em efeitos da natureza, como: raios, aurora polar, etc.

    Análogo a isso, exite o estado (ou condensado) de Bose-Einstein, que consiste em uma fase da matéria formada por bósons quando atingem uma temperatura próxima ao Zero Absoluto, assunto que você pode relembrar clicando nesse link. Por consequência disso, uma grande parte de seus átomos alcançam o mais baixo estado quântico.

  • Cinco sentidos + 4

    Além dos cinco sentidos que já conhecemos, existem mais quatro que são muito pouco citados e por muitas vezes, as pessoas acreditam que não se enquadram junto aos cinco. Estes quatro sentidos são: Propriocepção, Termocepção, Introcepção e Equilibriocepção.

     

    mitos da ciência

  • A Propriocepção consiste na capacidade do corpo em se orientar espacialmente, reconhecendo a sua posição. Termocepção, que como o próprio nome já sugere, é a capacidade em sentir e determinar temperaturas. Já a Introcepção é a capacidade de reconhecer os estímulos e sensações que o corpo nos envia. Por fim, a Equilibriocepção é a noção de equilíbrio do nosso corpo.
  • Elefantes e Ratos

    Talvez em algum momento da sua vida você já ouviu alguém dizer que elefantes tem medo de ratos, o que é até engraçado. Elefantes não tem medo de ratos. Mesmo sendo corajosos, grandes e lentos; esses animais contam com uma visão periférica ruim e podem ficar assustados ao ver um rato que é menor e mais rápido passando ao seu lado, porém, esse acontecimento é ocasional.

Os mitos da ciência são nada mais do que uma invenção fictícia para dar ênfase à uma história ou contexto. Sendo assim, muito cuidado com a internet, que contém muitos destes mitos enquanto pesquisamos sobre um ou outro assunto. Por isso, é importante a instrumentalização de matérias como Física, Química e Biologia para analisarmos esses contos urbanos.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp