Cavaleiros do Zodíaco e o Zero Absoluto

zero absoluto

Olá, QGnianos, começaremos hoje com uma pergunta simples: você gosta do frio?
Muita gente diz que sim pela sensação de não ter que andar suado na rua ou de vestir camisas longas para estar mais estiloso, mas afinal, o que é frio? Bem, frio é quando uma baixa temperatura externa reduz o calor em um corpo. Agora imagine uma temperatura tão baixa a ponto de paralisar as moléculas de um corpo, esse é o zero absoluto.


Para explicar melhor o que é o zero absoluto, é interessante introduzir sobre o que é temperatura. Essa, por sua vez, é uma grandeza física que mensura a energia cinética média de cada uma das partículas, em outras palavras, determina o grau de agitação das moléculas. Existem 3 escalas que são as mais usadas para medir temperatura: Celsius (°C), Fahrenheit (°F) e Kelvin (K).

Como já foi mencionado antes, o zero absoluto é a temperatura de menor energia possível. É medida em Kelvin, ou seja, quando a temperatura chega em 0 K é o equivalente a -273,75 °C.


O anime Cavaleiros do Zodíaco, criado por Masami Kurumada, fez muito sucesso no Brasil durante as décadas de 1990 e 2000 conta com personagens que manipulam o frio, sendo eles Hyoga de Cisne e Camus de Aquário (homenagem ao autor Albert Camus). Os cavaleiros que utilizam das técnicas do frio devem chegar ao zero absoluto para que suas técnicas sejam perfeitamente executadas.

Durante a famosa saga das 12 casas do zodíaco, Camus, cavaleiro da casa de Áquario, enfrenta seu pupilo e um dos protagonistas do anime, Hyoga de Cisne. O confronto é marcado tanto pela luta entre mestre e discípulo. Para o cavaleiro de Cisne conseguir derrotar o “mago do gelo” seria necessário congelar sua armadura de ouro, ou seja, abaixar a temperatura para -273 °C, alcançando assim, o zero absoluto.

Por fim, fica aqui a equação para conversão de escalas termométricas:

Tc/5 = Tf – 32/9 = Tk-273/5

onde:
Tc = temperatura em Celsius(°C)
Tf = temperatura em Fahrenheit (°F)
Tk = temperatura em Kelvin(K)

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp