MEC analisa adiar o ENEM devido à COVID-19

Inep avalia o adiamento do exame e das datas do SISU

1105
Postado: 27 de março, 2020 - Atualizado: 11 de julho, 2020
adiar o enem

Os recentes impactos gerados pelo alastramento do coronavírus em território nacional também estão respingando no cronograma educacional em níveis generalizados no país. Diversas universidades por todo o Brasil suspenderam as atividades curriculares e aulas seguindo recomendações da OMS, assim como escolas do ensino público e privado.

O impacto para aqueles que estão nesse momento cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou pretendendo prestar vestibular tem uma consequência maior: as datas fixadas para o ENEM. Como muitos alunos estão com aulas suspensas e sem oportunidades e condições de continuar a preparação para o exame, segundo reportagem divulgada pelo jornal O GLOBO, já há no Inep debates a respeito do adiamento da prova.

adiar o enem

Previsto para os dias 1 e 8 de novembro (modelo tradicional) e 11 e 18 de outubro (modelo online), o ENEM, a partir das recentes atualidades envolvendo a COVID-19, poderia ser transferido para 2021, segundo informações do jornal. Os atuais debates no Inep giram por volta de 15 a 20 dias de adiamento, porém a opção da aplicação no ano que vem não é descartada.

Outros critérios que também estão sendo colocados em pauta de debate nesse momento pelo Inep são as datas de inscrição e do SISU. Esse último por sua vez precisa responder ao calendário acadêmico das universidades e, no momento, muitas federais sequer tem previsão para o retorno das atividades. Logo, essa deve ser uma questão abordada de maneira mais certa quando as atuais circunstâncias se normalizarem.

A divulgação do edital do ENEM está prevista para acontecer até o final desse mês. Nela, algumas especificidades podem ficar mais claras, já que o Inep não emitiu nenhuma nota oficial até o presente momento.

Por fim, é importante pedir nesse momento calma! Nós sabemos o quão difícil é passar pelo atual cenário ainda mais em contexto de preparação para vestibular, mas no momento a saúde de todos deve aparecer em primeiro lugar. A previsão de adiamento da prova serve para não cometer injustiças com aqueles mais prejudicados nesse momento.

Continue acompanhando o Blog do QG para mais atualizações!

Atualização! Essa matéria foi ao ar no dia 27/03, as datas do ENEM já foram determinadas pelo Inep. Clique aqui para conferir!