Novas datas do Enem 2020 são divulgadas pelo MEC

novas datas do enem 2020

Na última quarta feira (8), por meio de uma coletiva de imprensa online, o Ministério da Educação divulgou as novas datas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A aplicação da prova em versão impressa ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a prova de versão digital será aplicada nos dias 24 e 25 fevereiro de 2021. A decisão foi anunciada após quatro meses de discussões sobre a data de realização do Exame em virtude da pandemia do corona vírus.

Conforme informado anteriormente, o adiamento do Exame foi definido em maio e no fim de junho uma consulta online foi aberta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), incentivando os candidatos e candidatas a opinarem sobre a próxima data.

novas datas do enem 2020

O resultado divulgado há pouco mais de uma semana atrás, demonstrou que 49,7% dos inscritos(as) votantes escolheram pela realização do exame em maio de 2021. Contudo, a data escolhida pelo MEC foi a data de janeiro, que obteve 392,902 (35,3%).

Enem em janeiro: uma “decisão técnica”

Nas palavras de Antonio Paulo Vogel, ministro interino da Educação, a decisão de realizar o Enem em janeiro não é perfeita para todos mas buscou-se a melhor decisão técnica.

A escolha da data teria sido resultado do diálogo com as Secretarias Estaduais e instituições de Ensino Superior públicas e privadas. Segundo Vogel, caso o Enem acontecesse em maio, o ingresso nas faculdades só aconteceria no segundo semestre, impactando processos e programas como o Sisu, Fies e Prouni.

Ainda sobre a opção vencedora da enquete, disse que a consulta era apenas um dos parâmetros sendo considerados e que as datas de janeiro e dezembro obtiveram juntas mais de 50% dos votos e que, portanto, o Enem está atendendo também a este público.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que os estudantes estarão prontos para o exame em janeiro e que todas as medidas sanitárias serão tomadas.

Novo cronograma

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro de 2021

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

Reaplicação da prova para afetados por questões infraestrutura: 24 e 25 de fevereiro de 2021

Resultados: a partir de 29 de março de 2021

Quer se preparar para os próximos meses do Enem com a ajuda dos melhores professores e com todo o suporte necessário? Escolha seu curso de acordo com o seu objetivo no Exame: http://aindadatempo.enem.com.br/

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp