Leituras obrigatórias Fuvest e Unicamp 2021

Conheça quais são as leituras obrigatórias exigidas pela Fuvest e Unicamp, os maiores vestibulares de São Paulo para a aplicação de 2021.

589
Leituras obrigatórias

Os vestibulares das principais Universidades de São Paulo possuem uma lista de leituras obrigatórias. Além de estudar para as áreas de conhecimento exigidas pela Fuvest e Unicamp, o estudante deve, em paralelo, inserir as leituras em sua rotina para a realização das provas.

Ainda há tempo suficiente para se organizar e se manter em dia com as leituras, basta se organizar para isso. Conheça métodos de estudos para começar sua rotina. Confira a seguir quais são as leituras obrigatórias de cada um dos vestibulares:

Leituras Fuvest (USP)

Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos; Quincas Borba, de Machado de Assis; Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Angústia, de Graciliano Ramos; A Relíquia, de Eça de Queirós; Mayombe, de Pepetela; Campo Geral, de Guimarães Rosa; Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles; Nove Noites, de Bernardo Carvalho

Saiba mais sobre alguns desses autores

No vestibular de 2020, a Fuvest não exigiu algumas dessas leituras e cobrou outras, como Sagarana, de Guimarães Rosa, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo e Minha Vida de Menina, de Helena Morley.

Leituras obrigatórias

Leituras Unicamp

Assim como a Fuvest, a lista de leituras obrigatórias mudou. O vestibular retirou algumas de suas obras cobradas na aplicação de 2020 e acrescentou outras para substitui-las para 2021. A Unicamp cobra provas de diferentes tipos de textos. Confira quais serão:

Poesia: Sonetos de Luís de Camões selecionados pelo vestibular; Sobrevivendo no Inferno, de Racionais MC’s; A Teus Pés, de Ana Cristina Cesar

Conto: O Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles; O Espelho, de Machado de Assis

Teatro: O Marinheiro, de Fernando Pessoa

Romance: A Falência, de Júlia Lopes de Almeida; O Ateneu, de Raul Pompéia; História do Cerco de Lisboa, de José Saramago

Diário: Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus

Crônica: A Cabra Vadia, de Nelson Rodrigues

Sermões: Sermões de Antonio Vieira selecionados pelo vestibular

Estude para a Fuvest e Unicamp com o QG do ENEM