Autores e obras para conhecer antes do ENEM

Nem só de exercícios vive o estudante, não é mesmo? Às vezes a melhor forma de estudar é lendo um bom livro e conhecendo melhor alguns autores. Por isso, separamos alguns escritores e obras indispensáveis ao seu estudo, confira!

1521
autores

Como todos sabem, o Enem é uma prova que não exige uma leitura obrigatória. Porém, ter algum conhecimento sobre algumas obras e autores pode te ajudar a dar aquele up na sua nota. Dessa forma, saber reconhecer características narrativas e temáticas de determinados escritores pode definir sua prova. 

Se tivéssemos um ranking de autores que mais caíram no Enem, Carlos Drummond de Andrade estaria liderando na primeira posição. O poeta mineiro já apareceu 12 vezes no exame! Muita coisa, né? Suas obras são repletas de humor e ironia, críticas sociais e traços metafísicos, que refletem a essencialidade do ser humano. Além disso, a estrutura dos seus poemas é composta por versos livres – característica muito presente no modernismo – e por um ritmo próprio, sem depender da métrica. Dessa forma, Drummond tem uma poesia muito livre, repleta de homenagens, e que consegue abranger os sentimentos mais humanos, como a saudade, o amor e a angústia. 

Uma das suas obras mais importantes, é a Antologia Poética, que reúne diversos poemas, divididos em 9 seções, que representam os universos temáticos de Drummond. Segundo a ordem do livro os eixos temáticos são: o indivíduo, a terra natal, a família, amigos, o choque social, o conhecimento amoroso, a própria poesia, exercícios lúdicos e uma visão, ou tentativa de, da existência. Por reunir poemas do início da sua carreira, até a década de 60, Antologia Poética é um livro muito completo, e nos proporciona uma visão geral sobre o trabalho desse poeta.  

Sendo considerado o maior escritor da literatura Brasileira, Machado de Assis fez parte do romantismo e do realismo brasileiro. Suas obras além de explorarem a complexidade humana, possuem uma narrativa única e são repletas críticas a sociedade. Essas características estão muito presentes nos personagens esféricos, que por possuírem uma grande densidade psicológica, têm muitos fluxos de memória e indagações. Além disso, muitas vezes há a quebra da quarta parede, que é como uma barreira imaginária entre os personagens e o público. Desse modo, Machado de Assis permite uma maior imersão do leitor na obra e, consequentemente, uma maior reflexão sobre os comportamentos humanos. 

Uma ótima dica para quem quer saber um pouco mais sobre esse escritor, é conhecer as obras Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, e O Alienista. Em todas elas, Machado de Assis estabelece alguma crítica sutil e irônica a um comportamento humano e as camadas sociais. Além disso, as características narrativas dessas obras revolucionaram as formas de se fazer romance, e isso merece atenção durante os estudos para o ENEM.  

Luís Fernando Veríssimo é um escritor contemporâneo conhecido principalmente pelas suas crônicas bem-humoradas. Por serem descontraídas, de linguagem simples e falarem sobre o cotidiano, as crônicas desse escritor gaúcho são ótimas para concursos de vestibulares. No ENEM, sua presença já foi vista 3 vezes.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Luís Fernando Veríssimo, Comédias da vida privada, Mentiras que os homens contam e Comédias para se ler na escola são ótimas indicações. Esses livros reúnem crônicas com diversas temáticas, e que por serem leves, concisas e risíveis, podem ser lidas por todas as idades!  

Portanto, é importante ressaltar que a prova de linguagens do ENEM vai muito além de decorar. Reconhecer determinados autores e suas principais obras, nos permite compreender melhor não só as características narrativas, mas compreender a sociedade e seu contexto histórico.