Inscrições para o vestibular indígena da UNICAMP estão abertas

1082

Esse é o primeiro ano do vestibular indígena da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e as inscrições estão abertas até dia 14 de setembro. O processo para se inscrever deve ser feito pelo site da COMVEST (Comissão Permanente para os Vestibulares) e apenas candidatos com etnias indígenas do Brasil e que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas, escolas indígenas ou tenham obtido certificado via ENEM ou ENCCEJA poderão participar.

A prova deve ser toda respondida em português e alguns critérios para avaliar o candidato serão usados, como: expressar-se com clareza, organização das ideias, estabelecimento de relações, interpretação de dados e fatos, elaboração de hipóteses e demonstração de domínio dos conteúdos das áreas de conhecimento desenvolvidas no ensino médio.

Serão oferecidas 72 vagas em diversos cursos da Universidade. A confirmação da participação na prova depende da aprovação dos documentos entregues para a comprovação da etnia. Essa entrega é feita durante a inscrição online e os documentos necessários estão disponíveis no Edital do vestibular. Não há taxa de inscrição para o vestibular, mas o candidato deve conferir se sua inscrição foi deferida no dia estipulado pela Comissão.

O conteúdo programático do vestibular e outras informações mais específicas podem ser encontrados no Edital.

Datas importantes

14/09 até às 17h – Inscrição no site da Comvest e prazo final para a entrega da versão digitalizada da Declaração de Etnia e de Vínculo com Comunidade Indígena

11/10 até às 17h – Divulgação das inscrições confirmadas no site da Comvest

08/11 – Convocação para as provas com o local de prova

02/12 – Aplicação das provas às 13h

29/01/2019 – Divulgação dos convocados pela 1ª chamada

04/02/2019 – Matrícula virtual dos candidatos convocados na 1ª chamada de 8h às 18h

Saiba como se preparar para vestibulares