Aquecimento Global: mito ou fato?

aquecimento global

O aquecimento global é um dos fenômenos mais conhecidos e muito popular na atualidade e que cada vez mais vem sendo debatido. Por sua vez, ele se trata da elevação da temperatura média da Terra. Entretanto, ele é bem polêmico na comunidade científica, porque existem várias discordâncias sobre suas causas e até mesmo sobre sua existência. Fica sempre a dúvida: é mito ou fato?

As correntes científicas:

  1. Existe e a culpa é nossa:

A corrente mais famosa na comunidade científica e mais conhecida pela população é a que diz que o aquecimento global existe e é causado por ações antrópicas, ou seja, pelo homem. Essa corrente é a que tem o maior consenso na comunidade, chegando a um número de cerca de 97% dos pesquisadores de clima aderindo a essa corrente. Os argumentos são de que o homem, desde a Primeira Revolução Industrial, vem interferindo diretamente sobre o clima, e isso por meio da emissão dos chamados gases-estufa, como o CO2 (gás carbônico) e o gás metano.

aquecimento global

Para entender essa causa, devemos falar sobre efeito estufa, que é um processo natural e essencial para a manutenção da vida dos seres vivos. Ele é responsável por manter a temperatura média da Terra e sem a sua atuação seria impossível haver vida, pois a temperatura ficaria abaixo de 18°C. Sendo assim, uma maior emissão dos gases-estufa causa um maior aquecimento, elevando a temperatura média da Terra. Os defensores da tese do Aquecimento Global baseiam-se em dados do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas).

2. Existe, mas é natural:

Em oposição com a primeira corrente, existem cientistas que afirmam que o aquecimento global realmente existe, mas é um evento/processo natural. Isso ocorreria porque o principal fator que influencia o clima da Terra seria o Sol, e não os gases atmosféricos (do efeito estufa). Dessa forma, com o aumento das atividades solares, a tendência seria o aquecimento médio das temperaturas no planeta. Essa corrente também contesta os malefícios de gases como por exemplo o CO2, e diz até mesmo que traria benefícios para para a atmosfera terrestre, porque estimula o desenvolvimento e crescimento das vegetações, e mesmo que fosse danoso, não teria impacto, por sua concentração ser muito baixa.

3. Não existe:

Essa é a corrente mais radical e a menos aderida de todas, pois acredita que o aquecimento global é apenas uma teoria que nunca foi provada, e foi criada como uma estratégia dos países desenvolvidos para evitar o aumento do consumo e do padrão de vida do mundo subdesenvolvido, envolvendo também outras questões políticas e que não possuem uma real validade científica. Inclusive, afirmam que a Terra possa se resfriar nos próximos anos, porque a atividade solar é cíclica. Dessa maneira, durante o período em que ela é mais intensa, as temperaturas aumentam e, quando a atividade solar diminui, as temperaturas abaixam, o que deveria ocorrer daqui a 20/30 anos.

Eaí, no que acreditar?

Atualmente, afirmamos que o aquecimento global não é um mito, pois existem provas que comprovam esse fenômeno. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a temperatura global média aumentou em 0,85 graus Celsius de 1880 a 2012. Cada uma das últimas três décadas foi mais quente do que todas as anteriores desde 1850. Além disso, o gelo do Ártico está derretendo, o nível do mar aumentou, corais estão morrendo (branqueamento de corais- doença causada por água quente demais, que deixa o coral branco e pode matá-lo de fome). O nível de gás carbônico em maio de 2019 foi de 414,7 partes por milhão (ppm) — maior marca registrada desde 1958. Existem mais outras provas que mostram que de fato o planeta está aquecendo.

É válido ressaltar também que, sim, o clima está de fato mudando desde que a Terra existe, entretanto, a mudança climática dos últimos 50 a 150 anos ocorre muito mais rápido do que quaisquer outras fases de aquecimentos conhecidas na história recente do nosso planeta. Isso faz com que a Terra não consiga se adaptar a tais mudanças, porque provavelmente elas não são eventos naturais. Ademais, é importante enfatizar também que poucos graus a mais fazem sim diferença, e isso é o que preocupa a comunidade científica.

Conclusão:

Mesmo havendo mais comprovações hoje de que o aquecimento global existe e nós que o causamos, é sempre bom manter um debate aberto, é claro, com embasamento e argumentos coerentes. Entretanto, mesmo com esse debate ainda rolando, o que sabemos hoje é que esse fenômeno infelizmente não é um mito. O aquecimento global é um assunto sério e ele anda sendo muito fortificado justamente pelos dados alarmantes que ele vem apresentando nos últimos anos. Devemos encarar as mudanças climáticas como uma pauta importante e levar a comunidade científica a caminho de soluções para as consequências que iremos sofrer nos próximos anos, para tentar ao máximo reverter esse cenário.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp