Impactos do verão sobre o corpo humano

Verão

O período de festas terminou, dando início ao mês de Janeiro, que por sua vez, é marcado principalmente pela estação mais quente do ano: o Verão. Caracterizado pelo alto índice de calor, o verão é uma estação que divide muitas opiniões: ame-o ou odeie-o. Desse modo, como o verão pode nos afetar?

O verão, assim como toda estação do ano, depende de dois fatores do planeta: o eixo de inclinação e a forma elíptica do planeta, comentada em uma outra matéria do Blog do QG. O primeiro fator é crucial pois o eixo define onde os raios solares terão maior intensidade, gerando os conceitos de verão austral e boreal. O verão austral, consiste no momento em que o eixo de inclinação propõe uma maior intensidade do sol nas regiões abaixo da Linha do Equador, enquanto o verão boreal funciona de forma oposta.

Verão

O sol é o principal fator do verão, trazendo consigo o calor que marca essa época do ano. As praias e clubes com piscinas ficam lotadas neste período, porém, da mesma forma que o sol é benéfico para a humanidade provendo luz, produção de vitamina D, entre outros fatores, o astro rei também pode trazer malefícios para nós.

A luz emitida pelo sol é um dos fatores mais importantes. Embora a maioria das ondas emitidas pela luz solar seja bloqueada pela atmosfera, uma parte consegue penetrar o planeta. Das radiações que conseguem “entrar” na superfície terrestre, temos o ultravioleta, dividido em 3 formas. Os raios UV conseguem entrar em contato com a pele humana e dependendo do nível de exposição, pode causar danos.

Como fora citado antes, a luz ultravioleta contém 3 formas, ultravioleta A, B e C. Destas, apenas a C não consegue passar pela atmosfera e as outras duas são fundamentais na produção de vitamina D, queimaduras, danos cutâneos, etc. Por isso é extremamente importante tomar cuidado ao sair em dias ensolarados, sempre leve proteção, desde protetor solar até guarda-sol são importantes para evitar queimaduras.

Por fim, verão não é apenas diversão, o calor provocado pelo sol pode nos afetar de diversas formas: queimaduras, insolação e até mesmo, de forma indireta, como queimadas em florestas. Ah, e é claro: a desidratação. Beba muita água!

É sempre importante ressaltar que é necessário responsabilidade para cuidar de si mesmo, desse modo, pegue seu protetor solar porque hoje vai dar sol!

Clique aqui para conferir mais matérias como esta!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp