Impactos do verão sobre o corpo humano

Confira alguns dos motivos nos quais devemos ter cuidado no verão

196
Verão

O período de festas terminou, dando início ao mês de Janeiro, que por sua vez, é marcado principalmente pela estação mais quente do ano: o Verão. Caracterizado pelo alto índice de calor, o verão é uma estação que divide muitas opiniões: ame-o ou odeie-o. Desse modo, como o verão pode nos afetar?

O verão, assim como toda estação do ano, depende de dois fatores do planeta: o eixo de inclinação e a forma elíptica do planeta, comentada em uma outra matéria do Blog do QG. O primeiro fator é crucial pois o eixo define onde os raios solares terão maior intensidade, gerando os conceitos de verão austral e boreal. O verão austral, consiste no momento em que o eixo de inclinação propõe uma maior intensidade do sol nas regiões abaixo da Linha do Equador, enquanto o verão boreal funciona de forma oposta.

Verão

O sol é o principal fator do verão, trazendo consigo o calor que marca essa época do ano. As praias e clubes com piscinas ficam lotadas neste período, porém, da mesma forma que o sol é benéfico para a humanidade provendo luz, produção de vitamina D, entre outros fatores, o astro rei também pode trazer malefícios para nós.

A luz emitida pelo sol é um dos fatores mais importantes. Embora a maioria das ondas emitidas pela luz solar seja bloqueada pela atmosfera, uma parte consegue penetrar o planeta. Das radiações que conseguem “entrar” na superfície terrestre, temos o ultravioleta, dividido em 3 formas. Os raios UV conseguem entrar em contato com a pele humana e dependendo do nível de exposição, pode causar danos.

Como fora citado antes, a luz ultravioleta contém 3 formas, ultravioleta A, B e C. Destas, apenas a C não consegue passar pela atmosfera e as outras duas são fundamentais na produção de vitamina D, queimaduras, danos cutâneos, etc. Por isso é extremamente importante tomar cuidado ao sair em dias ensolarados, sempre leve proteção, desde protetor solar até guarda-sol são importantes para evitar queimaduras.

Por fim, verão não é apenas diversão, o calor provocado pelo sol pode nos afetar de diversas formas: queimaduras, insolação e até mesmo, de forma indireta, como queimadas em florestas. Ah, e é claro: a desidratação. Beba muita água!

É sempre importante ressaltar que é necessário responsabilidade para cuidar de si mesmo, desse modo, pegue seu protetor solar porque hoje vai dar sol!

Clique aqui para conferir mais matérias como esta!