Terra plana ou redonda?

Terra plana

REDONDA! Muito se tem falado sobre a teoria da terra plana, que tem conquistado muitos seguidores ao decorrer dos anos. Apesar de já ter sido refutada diversas vezes por cientistas astrônomos, parece que os adeptos “terraplanistas” cada vez estão mais convictos de sua crença. Aqui explicaremos alguns dos motivos pelos quais a terra plana é inviável.

Terra plana

  • Entenda porque a terra não é plana

O principal fator do formato da Terra é a gravidade. Essa força varia entre os planetas, pois, quanto mais massa o planeta tiver, maior será a força da gravidade. Por conta da gravidade, existe uma atração para o centro da terra que nos possibilita locomover pela superfície do planeta.

Se você estiver em um porto e olhar para o horizonte enquanto um navio parte, repare que ele irá desaparecer gradativamente, por consequência da Terra ser redonda. Por outro lado, se o planeta fosse plano, não haveria o desaparecimento gradativo poderíamos ver o navio em uma distância muito grande.

Um grupo de estudantes em San Francisco gravaram um experimento acoplando duas câmeras em um balão e lançando-o na atmosfera, onde dá pra ver que a terra tem um formato redondo. Veja aqui

  • Como é o formato da terra

O formato da terra é de esferoide oblato, onde o eixo polar é mais achatado do que o eixo equatorial. Ou seja, nas áreas polares, a Terra é mais achatada em relação as áreas equatoriais por conta da gravidade e força centrífuga (que age em objetos que giram).

  • Como isso pode aparecer em vestibulares?

Essa teoria da conspiração pode aparecer em diversas áreas. Alguns exemplos são: em matemática, pode ser relacionado em questões sobre elipsoide; em física, pode surgir em um enunciado com uma questão sobre força centrífuga. Além do campo de exatas, pode aparecer como tema de redação, envolvendo teorias da conspiração, experimentos empíricos e revisionistas.

É notável o crescimento dos “terraplanistas”, principalmente nas redes sociais. Apesar disso, a informação cientificamente comprovada é a mais próxima que temos de uma verdade, pois essa informação em algum momento foi provada. Portanto, não caiam em falácias que se autointitulam “ciência”.

Batemos um papo com o Prof. Joca Gonçalves e traz a resposta para essa que já é uma das pergunta mais peculiares (e inusitadas) dos últimos tempos: Afinal, a Terra é Plana? Confira no vídeo abaixo:

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp