Física no ENEM: Análise de competências e habilidades – parte 1

A prova de Física no ENEM é interdisciplinar, como todas as outras áreas de conhecimento do Exame. As competências fazem parte desse quadro de interdisciplinaridade de cada disciplina e envolvem questões cotidianas: a situação problema. O que é situação problema? Nós falamos aqui no blog. Nesse post, apresentaremos quais são essas competências e quais habilidades são exigidas do aluno pela prova.

Competência 1

Compreender as Ciências Naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papeis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

Nessa competência são exigidas as habilidades 1, 2, 3 e 4, sendo elas:

H1: Reconhecer característica ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-as a seus usos em diferentes contextos.

H2: Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

H3: Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.

H4: Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

Situações problemas da competência

COTIDIANO – TECNOLOGIA / NOVAS TECNOLOGIAS – AVANÇO CIENTÍFICO

Competência 2

Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas as Ciências Naturais em diferentes contextos.

Nessa competência são exigidas as habilidades 5, 6 e 7, são elas:

H5: Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.

H6: Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos ou sistemas tecnológicos de uso comum.

H7: Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.

Situações problema da competência

FUNCIONAMENTO DE APARELHOS – SEGURANÇA, ECONOMIA E PROTEÇÃO – CIRCUITOS ELÉTRICOS – DESEMPENHO DE APARELHOS ELÉTRICOS

Competência 3

Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

Nessa competência são exigidas as habilidades 8 e 12, são elas:

H8: Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

H12: Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

Situações problema da competência

APROVEITAMENTO DO LIXO PARA PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL – APROVEITAMENTO DA ENERGIA DISSIPADA – INTERVENÇÕES QUE INCENTIVAM O USO DE ENERGIA LIMPA – PREVISÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Ainda temos as competências 5 e 6 exigidas na prova de Física. Em breve divulgaremos a segunda parte do post!

Boa prova! 😉

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp