Entenda a diferença entre vegetarianismo e veganismo

vegetarianismo

Nos últimos anos, o crescimento de vegetarianos e veganos no país foi notável e, além disso, o debate sobre a adoção desse tipo de alimentação e estilo de vida aumentou, com mais destaques nas redes sociais. É evidente o quanto a conscientização sobre a causa aumenta mais e mais a cada ano. Ademais, pessoas aderem ao vegetarianismo ou veganismo ao perceberem que o homem não é o topo da cadeia alimentar e consegue sobreviver muito bem sem comer seres vivos.

Entretanto, existe uma dúvida que ainda permanece sem resposta para algumas pessoas: qual a diferença entre vegetarianos e veganos?

vegetarianismo

Vegetarianos:

No vegetarianismo, nenhum animal é consumido, ou seja, a pessoa não se alimenta de carne vermelha, frango, peixe, crustáceos, etc. E dentro do vegetarianismo, também existem as pessoas que podem ou não comer ovo e leite e seus derivados, dividindo-se assim em:

  • Ovolactovegetarianos: todos os tipos de carnes são excluídos da alimentação da pessoa (carne vermelha, branca e frutos do mar), mas continua consumindo leite, derivados e ovos;
  • Lactovegetariano: não consomem nenhum tipo de carne e também excluem os ovos da alimentação, mas consomem leite e derivados;
  • Ovovegetarianos: não consomem nenhum tipo de carne e nem laticínios, mas continuam consumindo ovos;
  • Vegetariano estrito: não consomem nenhum tipo de carne, laticínios e nem ovos.

Veganismo:

Diferente do vegetarianismo, o veganismo estende a causa para além da alimentação. É muito comum ouvirmos a frase de que o veganismo é um estilo de vida e o vegetarianismo uma dieta. 

Pessoas veganas não consomem nada de origem animal, seja na alimentação, no vestuário (couro, lã, seda, etc), beleza (produtos testados em animais), entretenimento, entre outras coisas. Nada advindo da exploração e crueldade de animais é aceito na vida de um vegano.

Vale ressaltar que uma pessoa não vira vegetariana necessariamente por uma causa, existem alguns que aderem por motivos médicos, buscando uma alimentação saudável, etc. Mas o veganismo é sempre motivado pela causa dos animais.

Mas tem como vegetarianos e veganos terem uma alimentação saudável?

Sim! É totalmente viável e possível viver sem comer animais. Temos inúmeras fontes de proteínas em formto vegetal, como por exemplo a ervilha, lentilha, grão de bico, entre outros. O ferro podemos obter pelo espinafre, feijão e outras leguminosas etc. E todas as outras necessidades também podem ser supridas de alguma forma. É claro que o recomendado quando for virar vegetariano ou vegano é consultar um nutricionista e/ou nutrólogo para saber como se adequar de forma saudável.

Lembrem-se, ser carnívoro, vegetariano ou vegano não tem nada a ver com ser saudável ou não. Um carnívoro pode se alimentar mal tanto quanto um vegetariano também pode. A sua saúde não depende de comer carne ou não, depende de você.

Gostou? Para ler mais do Blog do QG, clique aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp