Energia e usinas no ENEM

Energia e usinas

Dentre os mais variados assuntos, Usinas e instalações residenciais é o mais cobrado na parte de física no Exame, aparecendo 19% das vezes no período entre 2015 a 2018. É muito complicado imaginar como viver sem a eletricidade, já que o seculo XXI é marcado pelo avanço tecnológico no Brasil e no Mundo.

Existem diversos tipos de energias, sendo elas: hidráulica, eólica, solar, térmica e nuclear.
Para cada um desses exemplos, há usinas que transformarão essas energias em energia elétrica.

Energia e usinas

Como o Brasil é um país que conta com muitos rios, a eletricidade majoritariamente é gerada a partir de energia hidráulica, por meio das usinas hidrelétricas. Nessas usinas, a energia potencial gravitacional da água é convertida em energia cinética de rotação por uma turbina rotatória. Por fim, a energia cinética é transformada em elétrica por um gerador.

Já a energia eólica consiste na captação da energia dos ventos, transformando-as em energia elétrica. Normalmente são usados moinhos ou cataventos para captar a energia cinética dos ventos, após esse processo, as turbinas são responsáveis pela conversão para energia mecânica e, depois, para elétrica. Vale lembrar que a energia eólica é a que menos polui a atmosfera, pois não produz gases de efeito estufa.

A energia solar, como o próprio nome sugere, transforma a energia do sol em elétrica. Normalmente são usados painéis de células fotovoltaicas, que são capazes de transformar energia solar em elétrica através do efeito fotoelétrico. As usinas heliotérmicas, dispõem de um outro método que consiste no aquecimento de um receptor por meio de raios solares, o calor gerado converte a energia solar em elétrica, graças a uma turbina.

A energia térmica está estritamente relacionada a temperatura absoluta de um sistema. Usinas termoelétricas usam da energia térmica para gerar energia elétrica através de qualquer produto que possa gerar calor, seja carvão, óleos naturais, etc.

A energia nuclear é obtida através de uma reação nuclear para se obter energia elétrica. A energia vem de uma matéria prima não renovável: urânio, que por meio da fissão dos átomos desse material, é gerado calor. Esse calor aquece as águas que se tornam em vapor para movimentar uma turbina a vapor e assim, gerar energia elétrica.

Atualmente, o Brasil gera energia elétrica por meio de usinas: hidrelétricas, termoeletricas e termonucleares. Por ser um dos assuntos mais cobrados do ENEM, a probabilidade de cair na prova desse ano é muito alta e suas questões não são difíceis; portanto, muito foco ao resolver questões sobre energias.

Continue acompanhando nossas dicas, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp