TOP5 dicas ENEM: Naturezas

enem naturezas

Durante qualquer prova, é importante saber utilizar bem o tempo de duração. É muito comum estudantes terem muitas técnicas em mente antes de ir fazer a prova e nada mais justo do que preparar uma série de dicas para ajudá-los a arrasar na prova de Ciências da Natureza.

 

Dica 1: Anote o que você sabe

 

Como assim? Calma, eu explico: assim que você abrir a prova, anote tudo que você lembra, como fórmulas de física, de química, conceitos de biologia, etc. É claro, seja rápido para não perder tempo. Mas se garanta em caso de ficar nervoso e dar aquele famoso ´´branco´´. 

 

Dica 2: Comece pelo o que você tem afinidade

 

A prova de Ciências da Natureza contém as disciplinas Física, Química e Biologia, e dentre essas, a que você mais se dá bem, deve ser a escolhida para começar a prova. Além de que como você tem mais afinidade, vai ser mais fácil, ainda vai te dar mais confiança e te deixar mais seguro para fazer as outras questões. Acredite ou não, mas esse aumento de autoestima quando você sente que acertou uma questão ajuda muito. Caso não haja uma disciplina específica, mas sim matérias dentro delas que você se familiarize mais, vá em busca delas e as resolva primeiro.

 

Dica 3: Categorize as questões 

 

Tente dar uma passada de olho nas questões e diferenciá-las entre fácil, médio e difícil. Comece pelas fáceis, depois faça as médias e por último tente resolver as difíceis, mas é importante lembrar que não deve ser desperdiçado tanto tempo nas difíceis, ainda mais naquelas que você acha que não sabe resolver. Lembre-se que o TRI (Teoria de Resposta ao Item) nada mais é do que o método de correção do ENEM, que faz com que sua nota aumente caso você tenha acertado mais questões fáceis do que difíceis.

 

Dica 4: Leia primeiro o comando

 

Sempre procure saber antes o que a questão quer e já leia o texto mais atento em busca de informações e dados que vão te ajudar a resolvê-la, porque se você começar pelo texto e depois ler o comando, é capaz que você já tenha esquecido de tudo do texto e tenha que voltar a procura novamente, o que faz com que você gaste tempo a toa. 

Dica 5: Identifique o assunto tratado na questão

Assim que você ler a questão, é importante entender sobre o que ela está tratando, porque isso vai te ajudar na hora de lembrar tudo o que você precisa saber sobre aquele assunto como por exemplo, saber se é um assunto de Mecânica ou Eletricidade. Quando você descobre sobre o que a questão está abordando, sua memória afetiva tende a buscar tudo o que você já ouviu ou leu sobre aquele assunto. 

Com essas dicas na cabeça fica bem melhor ir para prova e já saber se localizar e otimizar seu tempo.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp