ENEM: Compreendendo os textos de apoio da redação

A redação do ENEM é um texto dissertativo-argumentativo onde são avaliadas 5 competências que os estudantes devem respeitar para realizar a prova. Conheça essas competências.

A construção desse texto se dá através da compreensão do tema que é proposto com o auxílio de uma coletânea de textos, onde estão informações bem importantes para compreender o tema em questão. A partir daí, o vestibulando deve desenvolver os seguintes parágrafos:

Introdução: a introdução é a apresentação inicial do texto, onde se é apresentada uma tese.

Desenvolvimento: o desenvolvimento é composto de argumentos (I e II), onde o estudante defende a tese que foi apresentada na introdução. Nesse ponto, podem ser usados dados estatísticos, citações e tudo mais.

Conclusão: na conclusão deve ser apresentada uma proposta de solução para a questão social colocada em pauta pelo Exame.

#dica: Atente-se em expor mais suas teses do que meramente ideias, ok? 

Um ponto importante, antes de tudo, é ter a certeza de que o tema foi bem compreendido. Se não for bem compreendido, a fuga do tema ocorrerá facilmente e a redação será zerada. Conheça o que pode zerar sua redação.

Aí é que entram os textos de apoio! Utilizá-los para certificar de que o tema está realmente sendo compreendido é fundamental. Leia e releia sempre que for necessário. A missão principal deles é informar qual é o enfoque que deve ser dado na redação que será desenvolvida.

E o que você não pode fazer com os textos de apoio?

  • Ficar preso a eles. Eles são para auxiliar, não para te guiar durante toda a escrita.
  • Copiar trechos dos textos: o candidato pode, no máximo, citar algo que está sendo apresentado nos textos de apoio, porém, a cópia de trechos inteiros são mal interpretadas e as linhas que são usadas na redação para apresentar esses trechos não são computadas, ou seja, você pode ficar com menos linhas do que é exigido no Exame.

No mais, é treinar bastante e se manter sempre informado! 📰

Acompanhe nossa playlist “Tá na Mídia” do nosso canal do YouTube:

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp