Enem 2016: Filmes para ajudar na hora de escrever a redação – Parte 2

Não é possível saber qual será o tema da redação do Enem. Contudo, há assuntos importantes que podem ser cobrados sob diferentes abordagens. Por isso, listamos mais alguns filmes que tratam de temas importantes. Hoje, vamos falar de três temas:

Meio-ambiente

Nas últimas décadas, um dos temas mais preocupantes do mundo envolve as diversas formas de interferência das sociedades sobre os elementos da natureza, principalmente a partir da Revolução Industrial. Não que o século XVIII tenha inaugurado as agressões à natureza, ações como o desmatamento são muito anteriores. No entanto, a Revolução Industrial, modificou os impactos ambientais superando a capacidade de regeneração natural.

– Avatar: é um filme de ficção científica que metaforicamente apresenta a questão dos problemas ambientais e a exploração de recursos naturais.

Mundo Digital

A era digital trouxe significativas transformações para a vida em sociedade, gerando elaincomparável aumento na velocidade e alcance da comunicação. No tocante às redes sociais, é inegável que propiciaram a reorganização dos hábitos de socialização, na medida em que acabam com os tradicionais conceitos de comunidades, recriando outras, nas quais inexiste a interação física e a proximidade geográfica.

– Rede Social: conta a história de Mark Zuckerberg, estudante de Harvard que cria o Facebook, a rede social mais famosa do planeta.

– Ela: o filme conta a história de um homem que se apaixona pela voz feminina do novo sistema operacional que ele compra para seu computador.

Ciência e ética

A partir do século XIX, o campo da ética toma outro rumo e passa a compreender que os valores éticos são relativos a um panorama histórico-social, se afastando de uma meta mais universalista. A partir daí, surgem algumas análises mais preocupantes, como a noção de responsabilidade para com o outro em cada ação.

A bioética, área que discute o impacto da ciência na vida humana, é hoje um dos ramos mais conhecidos na discussão. Em seus temas encontram-se as questões da clonagem, da eutanásia, da eugenia, dos transgênicos, dentre outros.

– Gattaca: é uma ficção científica que aborda as preocupações sobre as tecnologias reprodutivas que facilitam a eugenia e as possíveis consequências de tais desenvolvimentos tecnológicos para a sociedade.

Relembre todos os temas das redações do Enem

1998: Viver e aprender

1999: Cidadania e participação social

2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira

2006: O poder de transformação da leitura

2007: O desafio de se conviver com as diferenças

2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2009: O indivíduo frente à ética nacional

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (leia mais aqui)

 

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp