Em quais casos posso ter minha redação anulada?

Hoje, o Blog do QG tratará de uma dúvida muito frequente dos candidatos ao Enem: como poder minha redação anulada? Veja aqui:

Fuga do tema

Uma das dicas mais importantes e essenciais para os estudantes que vão fazer o Enem é atentar-se, sempre, ao tema proposto na redação. As redações que não abordam o assunto definido pela proposta em questão são consideradas inválidas e, por isso, podem ser anuladas pela banca corretora.

Não estar de acordo com a estrutura padrão de texto dissertativo-argumentativo  

É sempre importante lembrar que o modelo de redação que o Enem irá exigir de você é o modelo dissertativo-argumentativo. Mas o que é isso? Os textos desse tipo são divididos em três partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma dessas partes possui uma função específica e, assim, espera-se que essa seja a estrutura das redações apresentadas pelos candidatos (saiba mais aqui).

Então nada de escrever poemas, textos descritivos ou em modelos de narrativa, isso pode ser motivo para sua redação ser zerada.

Menos de 7 linhas de texto  

De acordo com o edital do exame, as redações desenvolvidas pelos candidatos devem ter, ao menos, sete linhas para serem consideradas válidas e irem para o processo de correção. É muito improvável que alguém consiga desenvolver uma argumentação, da forma como o Enem exige, em um espaço muito reduzido. Por isso, convencionou-se determinar esta regra.

Vale lembrar que trechos copiados dos textos de apoio não contam para a contagem do número total de linhas.

Desenhos, ofensas ou formas propositais de anulação

Nas edições anteriores do Enem, tiveram vários casos de candidatos que usaram o espaço de redação para fazer algum tipo de brincadeira ou escrever assuntos não relacionados ao tema. Devido a esses incidentes, os organizadores do exame decidiram que qualquer brincadeira ou ofensa na redação deve ser penalizada com nota zero.

Não respeitar os direitos humanos

A proposta de intervenção que você usará em sua redação, em nenhum dos casos, deve desrespeitar os direitos humanos. Um dos aspectos que o Enem busca avaliar é justamente a capacidade do aluno de lidar com problemas sociais, apresentando sugestões para resolve-lo. E por tratar de uma avaliação que busca incentivar a cidadania, qualquer colocação que viole os direitos humanos é motivo de anulação da nota da redação (leia mais aqui).

Não passar a limpo seu rascunho para a folha de redação

Muitos candidatos acabam se enrolando com o tempo e por isso nem sempre conseguem passar a redação a limpo para a folha de redação. Os organizadores do exame oferecem um espaço para a elaboração do rascunho, onde você poderá colocar suas ideias iniciais sobre o tema, e um espaço onde sua redação final deverá ser transcrita. O rascunho é totalmente desconsiderado pela banca avaliadora e se sua redação não for transcrita, ela será anulada pelos corretores.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp