Saiba todos os detalhes do Edital Enem 2020

Editais foram divulgados nesta terça feira (31). Pela primeira vez, haverá aplicação de prova impressa e digital.

779
edital enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou os Editais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sobre as aplicações de 2020. Esse ano, pela primeira vez na história do Exame, foram publicados dois editais por conta das aplicações que ocorrerão: as impressas e as digitais.

edital enem 2020

Solicitação de isenção

A solicitação de isenção poderá ser feita online a partir do dia 6 de abril. Poderão solicitar a isenção pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:

  • estudantes que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em rede pública de Ensino;
  • candidatos que cursaram o Ensino Médio em todo o ensino público ou particular com bolsa integral e que a família possua renda per capta igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • candidatos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que tenham Número de Identificação Social (NIS).

Participantes que fizeram o ENEM 2019, se enquadram nesses perfis e que desejam fazer esse ano novamente podem solicitar a isenção. Mas atenção: caso não tenha comparecido em algum dos dias de aplicação, essa falta deverá ser justificada na Página do Participante.

O resultado do pedido de isenção será divulgado no dia 24 de abril. A aprovação de isenção não valida a inscrição no Exame. O participante que será isento deverá se inscrever junto dos demais quando abrirem as inscrições.

Inscrições

As inscrições acontecerão entre 11 e 22 de maio, pela internet, no Sistema ENEM. O valor da taxa de inscrição será de R$85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Para participar da aplicação digital da prova, o ENEM Digital, basta optar no momento da inscrição. Serão 100 mil vagas abertas para esse novo estilo de prova.

Datas 

O ENEM Digital será aplicado nos dias 22 e 29 de novembro*. O ENEM impresso acontecerá nos dias 1 e 8 de novembro.

O Inep ainda informou que as provas terão a mesma estrutura dos outros anos, objetiva e com 45 questões em cada área de conhecimento.

Apesar da apreensão do momento atual do Brasil e do mundo, as provas ocorrerão normalmente.

Estude online para o ENEM 2020 e garanta sua vaga na Federal

*de acordo com decisão da Justiça Federal, a data da aplicação do ENEM Digital foi alterada. Saiba mais aqui.