Mudanças no cronograma do Enem 2020

cronograma enem 2020

A edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está em briga judicial nos últimos dias. O cronograma do Exame está em discussão entre o Ministério da Educação (MEC) e a Justiça Federal, devido a pandemia do novo Coronavírus.

Estude online para o ENEM 2020

Escolas e cursos pré-vestibulares estão com suas aulas suspensas devido ao isolamento social que os estados do país estão passando, a pedido de seus governadores. Por conta disso, uma ação civil público chegou à Defensoria Pública da União que solicitou à Justiça Federal o adiamento do Exame, para que a prova fosse adaptada ao calendário letivo das escolas de todo o país.

cronograma enem 2020

Pela falta de aulas, muitos estudantes podem ser prejudicados por não terem estrutura ou material o suficiente para estudar para o ENEM 2020, o que pode atrapalhar o desempenho nas provas.

O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse em seu Twitter que “VAI TER ENEM!”. E comentou sobre a possível decisão da Justiça Federal:

O pedido da Justiça é de que a data da aplicação do ENEM digital seja adiada para os 22 e 29 de novembro, mais de um mês depois da data lançada no Edital do Exame (dias 11 e 18 de outubro). A data da versão impressa continuaria nos dias 1 e 8 de novembro. A mudança do processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição também foi feita. Dessa forma, os pedidos deveriam ocorrer dos dias 11 a 21 de maio.

O MEC se manifestou diante de algumas decisões e acatou outras. Então, o cronograma do ENEM 2020 até agora está definido da seguinte forma:

  • Fim do processo de solicitação de isenção da taxa de isenção: 2 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição para a prova: 11 a 28 de maio
  • Inscrições para o ENEM 2020: 11 a 22 de maio
  • Provas presenciais: 1 e 8 de novembro
  • Gabarito e divulgação dos cadernos de questões: 11 de novembro
  • Provas Enem digital: 22 e 29 de novembro
  • Divulgação do gabarito do Enem digital: 2 de dezembro
  • Resultado individual: janeiro de 2021

Ainda há possibilidade de mudança deste cronograma por conta das decisões estarem sendo analisadas por parte da Justiça e do MEC/Inep.

Atualização! Essa matéria foi ao ar no dia 01/04, as datas do ENEM já foram determinadas pelo Inep. Clique aqui para conferir!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp